Educação Infantil nos EUA: a oferta pré-escolar no Distrito Educacional Unificado de Los Angeles em foco
Palavras-chave:
Subsídio Público. Escolas Charter. Educação Infantil. Privatização.Resumo
O presente artigo analisa o atendimento educacional para crianças de quatro anos no Distrito Educacional Unificado de Los Angeles, nos Estados Unidos, entre 2013 e 2018. A partir de consulta a dados disponíveis em sites oficiais dos diferentes níveis de governos e de institutos de pesquisas estadunidenses, constatou-se que a maior parte das vagas para essa idade em Los Angeles é oferecida em escolas elementares por meio dos programas California State Preschool program e Transitional Kindergarten. Durante o período estudado, houve um crescimento significativo das escolas charter para esse nível de ensino, redundando no crescimento desse atendimento também na educação infantil e configurando a ampliação da privatização da educação via subsídio público a escolas de gestão privada no distrito educacional analisado, recursos esses aumentados com a inclusão e contabilização de tais crianças. Do ponto de vista mais geral, identificou-se a ausência de política federal de universalização do acesso à educação infantil, o que gera desigualdades no acesso a este direito.
Downloads
Referências
ADRIÃO, Theresa. Escolas charters nos EUA: contradições de uma tendência proposta para o Brasil e suas implicações para a oferta da educação pública. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 28, n. especial, p. 263-282, 2014. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24613/15303. Acesso em 15 ago. 2018.
CAMPBELL, Frances; CONTI, Gabriella; HECKMAN, James J.; MOON, Seong H.; PINTO, Rodrigo; PINGELLO, Elizabeth; PAN, Yi. Early childhood investments substantially boost adult health. Science, v. 343, n. 6178, p. 1478-1485, 2014.
CLIFFORD, Richard M.; CRAWFORD, Gisele M. (Ed.). Beginning school: U.S. policies in international perspective. New York: Teachers College Press, 2009.
GORMLEY, William. Early childhood care and education: Lessons and puzzles. Journal of Policy Analysis and Management, v. 26, n. 3, p. 633-671, 2007.
HUSTEDT Jason. T.; BARNETT, W. Steven. Financing early childhood education programs: State, federal, and local issues. Educational Policy, v. 25, n. 1, p. 167-192, 2011.
JENKINS, Jade. Early Childhood Development as Economic Development: Considerations for State-Level Policy Innovation and Experimentation. Economic Development Quartely, v. 28, n. 2, p. 147-165, 2014.
KILBURN, M. Rebecca; KAROLY, Lynn A. The Economics of Early Childhood Policy: What the Dismal Science Has to Say About Investing in Children. Santa Monica: RAND Corporation, 2018.
MELNICK, Hanna; TINUBU ALI, Titilayo; GARDNER, Madelyn; MAIER, Anna; WECHSLER, Marjorie. Understanding California’s Early Care and Education System. Palo Alto; Washington: Learning Police Institute, 2017. Disponível em: https://learningpolicyinstitute.org/sites/default/files/product-files/Understanding_CA_Early_Care_Education_System_REPORT.pdf. Acesso em: 15 ago. 2018.
NIEER State Preschool Yearbook. The State of Preschool. New Brunswick: National Institute for Early Education Research, 2017. Disponível em: http://nieer.org/wp-content/uploads/2018/05/State-of-Preschool-2017-Full.5.15.pdf. Acesso em: 16 ago. 2018.
OCDE. Education at Glance. 2020. Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/education/education-at-a-glance_19991487. Acesso em: 31 mar. 2021.
PARKER Emily; DIFFEY, Louisa; ATCHISON, Bruce. How states fund Pre-K: A primer for policy makers. New Brunswick: Education Comission of the States, 2018. Disponível em: https://www.ecs.org/wp-content/uploads/How_States_Fund_Pre-K.pdf. Acesso em: 15 ago. 2018.
RAMEY, Craig T.; RAMEY, Sharon L. Early learning and school readiness: Can early intervention make a difference? Merrill-Palmer Quarterly, v. 50, n. 4, p. 471-491, 2004.
REYNOLDS, Arthur J.; TEMPLE, Judy A.; OU, Suh-Ruu; ROBERTSON, Dylan; MERSKY, Joshua P.; TOPTZES, James W.; NILES, Michael D. Effects of a school-based early childhood intervention on adult health and well-being: A 19-year follow-up of low-income families. Journal of American Medical Association Pediatrics, v. 161, n. 8, p. 730-739, 2007.
SMITH, Steven. R. Nonprofit organizations and government: Implications for policy and practice. Journal of Policy Analysis and Management, v. 29, n. 3, p. 621-625, 2010.
STONEY, Louise; MITCHELL, Anne; WARNER, Mildred. Smarter reform: Moving beyond single-program solutions to an early care and education system. Journal of the Community Development Society, v. 37, p. 101-115, 2006.
WELLS, Amy Stuart et al. Beyond the Rhetoric of Charter School Reform: A Study of Ten California School Districts. UCLA Charter School Study. Los Angeles, 1998. Disponível em: https://gspp.berkeley.edu/assets/uploads/research/pdf/Beyond_the_Rhetoric_of_Charter_School_Reform.pdf. Acesso em: 29 ago. 2018.
WOLF, Patrick J.; MALONEY, Larry D.; MAY, Jay F.; DeANGELIS, Corey A. Charter school funding: Inequity in the city. School Choice Demonstration Project. Fayetteville: University of Arkansas, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).