PEDAGOGIA DO ESPORTE E PROJETOS SOCIAIS: INTERLOCUÇÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Gisele Viola Machado, Larissa Rafaela Galatti, Roberto Rodrigues Paes

Resumo


O estudo conferiu em um projeto social o tratamento educacional dado ao esporte, verificando as finalidades de ensino e os conteúdos ensinados pelos professores e a percepção dos alunos quanto aos mesmos. Os procedimentos metodológicos adotados foram entrevista semiestruturada com 10 professores e entrevista com 45 alunos participantes do Programa, a partir da técnica de focus group.  Os dados indicaram uma proposta educativa com a intenção declarada em educar o sujeito, sendo evidenciada coerência entre a proposta dos professores – fomentada por referências da Pedagogia do Esporte denominados técnico-tático, socioeducativo e histórico-cultural -  e a percepção de aprendizado dos alunos. 


Palavras-chave


Pedagogia do Esporte, Projetos sociais, Aprendizagem

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DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.48275



 

 


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