A ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-CIENTÍFICA NOS EUA NOS ANOS DE 1960 E SEU IMPACTO PARA A DIMENSÃO ACADÊMICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Anísio Calciolari Junior, Jeane Barcelos Soriano

Resumo


O objetivo desse ensaio foi identificar como mudanças políticas do campo científico nos Estados Unidos (EUA) podem ter influenciado a organização da área de conhecimento da Educação Física norte-americana a partir da década de 1960. Destacaremos eventos históricos no campo político-científico dos EUA após a Segunda Guerra Mundial que estabeleceram uma nova relação entre Estado, Ciência e Universidade. A Educação Física sofre os impactos das novas regras dos campos político e científico, e vê a necessidade de se reorganizar, deflagrando uma série de ações e movimentos políticos com o objetivo de se manter na Universidade.


Palavras-chave


Política nacional de ciência, tecnologia e inovação. Instituições acadêmicas: organização & administração. História. Estados Unidos

Texto completo:

PDF-POR


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.48111



 

 


Movimento
Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
E-mail: movimento@ufrgs.br
 

Bases de Dados Indexadoras

 

                                      

 

Apoio

 

        

 

Licença de cópias e declaração de boas práticas de avaliação

 

 Licença Creative CommonsSan Francisco Declaration on Research Assessment