A ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-CIENTÍFICA NOS EUA NOS ANOS DE 1960 E SEU IMPACTO PARA A DIMENSÃO ACADÊMICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Anísio Calciolari Junior Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Física e Esporte Departamento de Educação Física Londrina - PR
  • Jeane Barcelos Soriano Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Física e Esporte Departamento de Educação Física Londrina - PR

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.48111

Palavras-chave:

Política nacional de ciência, tecnologia e inovação. Instituições acadêmicas, organização & administração. História. Estados Unidos

Resumo

O objetivo desse ensaio foi identificar como mudanças políticas do campo científico nos Estados Unidos (EUA) podem ter influenciado a organização da área de conhecimento da Educação Física norte-americana a partir da década de 1960. Destacaremos eventos históricos no campo político-científico dos EUA após a Segunda Guerra Mundial que estabeleceram uma nova relação entre Estado, Ciência e Universidade. A Educação Física sofre os impactos das novas regras dos campos político e científico, e vê a necessidade de se reorganizar, deflagrando uma série de ações e movimentos políticos com o objetivo de se manter na Universidade.

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Biografia do Autor

Anísio Calciolari Junior, Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Física e Esporte Departamento de Educação Física Londrina - PR

Professor Colaborador do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Londrina.

Doutorando do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEL/UEM

Jeane Barcelos Soriano, Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Física e Esporte Departamento de Educação Física Londrina - PR

Doutora em Educação Física.


Docente do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

2015-03-31

Como Citar

CALCIOLARI JUNIOR, A.; SORIANO, J. B. A ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-CIENTÍFICA NOS EUA NOS ANOS DE 1960 E SEU IMPACTO PARA A DIMENSÃO ACADÊMICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA. Movimento, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 545–558, 2015. DOI: 10.22456/1982-8918.48111. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/48111. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensaios