Um Modelo de inovação bottom up: Museu de Favela (MUF)

Autores

  • Natália Nakano Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP, Marília, SP
  • Maria José Vicentini Jorente Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Marília

Palavras-chave:

Ecomuseu, Inovação, Nova Museologia

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar, descrever e discutir o modelo de inovação do primeiro museu territorial ao ar livre, concebido em uma favela no Rio de Janeiro, o Museu de Favela (MUF). Nele são introduzidos os conceitos de favela, e diferenciados museu tradicional e os ecomuseus, a fim de contextualizar o universo do MUF. Discute-se o conceito de coleção de um museu territorial ao ar livre e como se dá o trabalho de curadoria nesse contexto, bem como os tipos de interação possíveis com a diversidade de indivíduos atendidos por um museu como o MUF. Discute-se ainda o papel dessa nova tipologia museológica na sociedade, a partir de entidades criadas pela inovação do tipo bottom up realizada pela iniciativa do MUF dentro da nova museologia de ação. Conclui-se com considerações a respeito da mudança de foco do papel desempenhado pelo MUF como agente de desenvolvimento social e cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Nakano, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP, Marília, SP

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Marília.

Downloads

Publicado

2013-12-19

Como Citar

NAKANO, N.; JORENTE, M. J. V. Um Modelo de inovação bottom up: Museu de Favela (MUF). Em Questão, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 236–259, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/37113. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)