Museus, gênero e Wikipédia

perspectivas pós-custodiais da Ciência da Informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1808-5245.31.141531

Palavras-chave:

museus das mulheres, Gênero, Paradigma pós-custodial, Wikipédia, Tecnologia e informação

Resumo

Os ambientes colaborativos na Web, como a Wikipédia, configuram-se como espaços da cultura participativa que refletem dimensões sociais. Por meio de suas temáticas e lacunas sobre gênero, enfatiza-se a confluência com as pautas dos museus das mulheres, que oportunizam o compartilhamento, o acesso e a preservação das memórias das mulheres. Nesse sentido, a Ciência da Informação, em seu paradigma pós-custodial, oferece um arcabouço teórico para elaborar estratégias, cuja aplicação integre a informação e o social. Assim, o objetivo do presente artigo é analisar a plataforma Wikipédia como potencial recurso colaborativo para a visibilidade de museus das mulheres. A pesquisa é descritiva-exploratória de natureza qualiquantitativa, estruturada pela revisão de literatura e pelas fases da metodologia Design Thinking (inspiração, ideação e implementação), a partir do universo de 155 museus das mulheres. Os resultados demonstraram que a inter-relação entre os museus das mulheres e a Wikipédia é capaz de potencializar e dar visibilidade à importante temática da memória das mulheres, bem como promover discussões sobre questões socioculturais contemporâneas. Ademais, evidenciou-se que as perspectivas pós-custodiais da Ciência da Informação  são conceitos importantes para estratégias dígito-virtuais que envolvem características socioculturais, tecnológicas e científicas. Conclui-se que existem caminhos para ampliar a visibilidade dos museus das mulheres, por meio de propostas que utilizam a Wikipédia como recurso para o acesso e o compartilhamento da informação, bem como para a participação da comunidade. Portanto, diversos aspectos da memória das mulheres podem ser incorporados no planejamento de processos infocomunicacionais, que visem a sua importância nas questões socioculturais contemporâneas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stephanie Cerqueira Silva, Universidade Estadual Paulista

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) na Universidade Estadual Paulista (Unesp/Marília), vinculada à linha de pesquisa Informação e Tecnologia. Período Sanduíche/Cotutela no Programa de Doctorado en Formación en la Sociedad del Conocimiento, da Universidad de Salamanca, Espanha, por meio do Programa Capes-PrInt (2023). Mestre em Ciência da Informação (2020-2021) e Bacharel em Biblioteconomia (2017-2021) pela Unesp/Marília. Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Paulista (Unip/Bauru) (2012-2015). Integrante do Laboratório de Pesquisa em Design e Recuperação da Informação (Ladri) (2017 - ). Se interessa por pesquisas com temáticas sobre comunicação, design, Ciência da Informação, linguagens imagéticas, museus das mulheres e perspectivas de gênero.

Isabela Correa Macena, Universidade Estadual Paulista

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) na Universidade Estadual Paulista (UNESP), vinculada à linha de pesquisa Informação e Tecnologia. Tecnóloga em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro Universitário UniFatecie. Foi bolsista FAPESP em 2023, com a pesquisa intitulada "Viés de gênero na produção colaborativa do conhecimento: o caso da Wikipédia". Membro do Laboratório de Pesquisa em Design e Recuperação da Informação (LADRI). Atua na área de Ciência de Informação, com ênfase em Biblioteconomia. Pesquisa os temas Curadoria Digital, Design da Informação, informação em saúde e perspectivas de gênero.

Maria José Vicentini Jorente, Universidade Estadual Paulista

Livre Docente em Cultura Digital e Informação Pós Custodiada em Redes de Colaboração. Professora visitante na Universidad Carlos III de Madrid. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora Adjunta em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília, Departamento de Ciência da Informação.

Referências

ALONSO-JIMÉNEZ, Elisa. Una aproximación a Wikipedia como polisistema cultural. Convergencia: Revista de Ciencias Sociales, Toluca, v. 22, n. 68, p. 125-149, 2015.

AUDEBERT, Ana. Museologia, gênero e feminismos: sobre mulheres, coleções e museus. In: ENCONTRO ANUAL DO ICOFOM LAM, 24., 2016, Ouro Preto. Anais [...]. Avellaneda: Undav Ediciones, 2018.

BERNERS-LEE, Tim. Testimony of sir Timothy Berners-Lee. In: Massachusetts Institute of Technology (ed.). Digital future of the United States: part I: the future of the World Wide Web. Massachusetts: Massachusetts Institute of Technology, 2007.

BLANCO-RUIZ, Marian. Perspectiva de gênero no ambiente digital. In: JORENTE, Maria José Vicentini; SAN SEGUNDO, Rosa; FRÍAS MONTOYA, José Antonio; MARTÍNEZ-ÁVILA, Daniel; NAKANO, Natalia (org.). Curadoria digital e gênero na Ciência da Informação: acesso e preservação. Marília: Oficina Universitária, 2021. p. 61-78.

BOWEN, Jonathan; ANGUS, Jim. Museums and Wikipedia. In: MUSEUMS AND THE WEB, 2006, Albuquerque, Novo México. Anais [...]. Toronto: Archives & Museum Informatics, 2006.

BROWN, Tim. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Alta Books, 2020.

COILLET-MATILLON, Stéphane. No internet, no problem. In: REAGLE, Joseph; KOERNER, Jackie. Wikipedia @ 20: stories of an incomplete revolution. Cambridge: The MIT Press, 2020.

GONZÁLEZ HERRERA, Nicole Andrea. Museo de la mujer em la Ciudad de México: una reflexión museológica de su historia, México. Intervención, México, v. 10, n. 20, p. 5-12, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.30763/intervencion.2019.20.215 . Acesso em: 11 jan. 2025.

INTERNATIONAL ASSOCIATION OF WOMEN'S MUSEUMS (IAWM). List of Women’s Museums. Merano: IAWM, 2023.

INTERNATIONAL COUNCIL OF MUSEUMS (ICOM Brasil). Nova definição de museu. São Paulo: ICOM, 2022.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2013.

JORENTE, Maria José Vicentini. Cultura da Wikipédia como política de capacitação compartilhada em meio digital de socialização do conhecimento. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Marília, v. 3, n. 1, p. 1-22, 2010.

MATOS, Eurico Oliveira; ACKER, Isabel de Souza. Ciberfeminismo na Wikipédia: visibilidade e deliberação em WikiProjects feministas. Cuestiones de Género: de la igualdad y la diferencia, Léon, n. 12, p. 365-384, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.18002/cg.v0i12.4848 . Acesso em: 11 jul. 2024.

MCDOWELL, Zachary J.; VETTER, Matthew A. Wikipedia and the representation of reality. Nova Iorque: Routledge, 2022.

MOLINA, Nayra Llonch; BENITO, Victoria López. La mujer, agente generador de nuevas realidades museísticas. Heritage & Museography, Gijón, v. 3, p. 5-6, 2010.

MONTEIRO, Juliana. Compartilhamento de acervos na internet: reflexões a partir da prática. Museologia & Interdisciplinaridade, Brasília, v. 10, n. esp., p. 61-72, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.26512/museologia.v10iEspecial.38213 . Acesso em: 7 jul. 2024.

MONTEIRO, Juliana. Wikipédia e museus: uma parceria possível? Pragmatizes, Niterói, v. 9, n. 16, p. 62-73, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i16.27509 . Acesso em: 7 jul. 2024.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.

MOYA DEL AMOR, María Josefa. Los ríos temporales en la Web: un análisis en la Wikipedia. Alicante: 3 Ciencias, 2016.

OJEDA, Rubén; TRAMULLAS SAZ, Jesús. Líneas para el desarrollo de proyectos con Wikipedia y Wikimedia commons en museos y bibliotecas. In: Ministerio de Educación, Cultura y Deporte (ed.). Cuartas Jornadas sobre bibliotecas de museos: estrategias sostenibles y alianzas en bibliotecas de museos. Madrid: BIMUS, 2019. p. 111-120.

O’REILLY, Tim. What is Web 2.0: design patterns and business models for the next generation of software. O’reilly Media, [s. l.], 2005.

REAGLE, Joseph; KOERNER, Jackie. Introduction: connections. In: REAGLE, Joseph; KOERNER, Jackie. Wikipedia @ 20: stories of an incomplete revolution. Cambridge: The MIT Press, 2020.

RIBEIRO, Fernanda. Da mediação passiva à mediação pós-custodial: o papel da Ciência da Informação na sociedade em rede. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 20, n. 1, p. 63-70, 2010.

RIBEIRO, Fernanda. La era poscustodial: implicaciones en el campo de la ciencia de la información. In: RENDÓN ROJAS, Miguel Ángel (coord.). La Archivística y la ciencia de la información documental autonomía e interdependencias. México, DF: Universidad Nacional Autónoma de México, 2017. p. 23-37.

RIBEIRO, Fernanda. Os Arquivos na era pós-custodial: reflexões sobre a mudança que urge operar. Boletim Cultural da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Famalicão, n. 1, p. 129-133, 2005.

SÁEZ VACAS, Fernando. Vida y sociedad en el nuevo entorno tecnosocial. In: FUMERO, Antonio; ROCA, Genís. (org.). Web 2.0. Madrid: Fundación Orange, 2007. p. 96-122.

SILVA, Armando Malheiro; RIBEIRO, Fernanda. Ciência da informação trans e interdisciplinar: para a superação de equívocos. In: MARQUES, Maria Beatriz; GOMES, Liliana Esteves (coord.). Ciência da informação: visões e tendências. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2020. p. 33-58.

SILVA, Armando Malheiro; RIBEIRO, Fernanda. Documentation / Information and their paradigms: characterization and importance in research, education, and professional practice. Knowledge Organization, Baden Baden, v. 39, n. 2, p. 111-124, 2012.

SIMILARWEB. Ranking dos sites principais: sites mais visitados do mundo. SimilarWeb, Londres, 24 jul. 2024.

TEJERO CONI, Graciela. Museo de mujeres: un camino a recorrer en América latina. Heritage & Museography, Gijón, n. 3, p. 43-49, 2010.

TRAMULLAS SAZ, Jesús. Wikipedia como objeto de investigación. Anuario ThinkEPI, Barcelona, v. 9, p. 223-226, 2015.

UNESCO. Recomendação referente à proteção e promoção dos museus e coleções, sua diversidade e seu papel na sociedade. Brasília: Unesco, 2015.

VAQUINHAS, Irene. Museus do feminino, museologia de género e o contributo da história. Midas: Museus e Estudos Interdisciplinares, Évora, n. 3, p. 1-15, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.4000/midas.603 . Acesso em: 7 jul. 2024.

WIKIMEDIA. 2018 community insights report. San Franciso: Wikimedia, 2021.

WIKIMEDIA. 2023 community insights report. San Franciso: Wikimedia, 2023.

WIKIMEDIA. List of Wikipedias. San Franciso: Wikimedia, 8 maio 2024.

WIKIPÉDIA. Ajuda: guia de edição/Interwikis, San Franciso: Wikipédia, 5 jan. 2023b.

WIKIPÉDIA. Projeto mais teoria da história na wiki/mais mulheres. San Franciso: Wikipédia, 2023a.

WIKIPÉDIA. Projeto mais teoria da história na wiki/mais mulheres 2024: museus e arquivos. San Franciso: Wikipédia, 2024a.

WIKIPÉDIA. Wikipédia: GLAM. San Franciso: Wikipédia, 6 mar. 2019.

WIKIPÉDIA. Wikipédia. San Franciso: Wikipédia, 15 jul. 2024b.

WIKIPÉDIA. Women in Red. San Franciso: Wikipédia, 2024c.

WYATT, Liam. Wikipedia & museums: community curation. Uncommon Culture, Chicago, v. 2, n. 1, p. 33-41, 2011.

Publicado

2025-02-19

Como Citar

SILVA, S. C.; MACENA, I. C.; JORENTE, M. J. V. Museus, gênero e Wikipédia: perspectivas pós-custodiais da Ciência da Informação. Em Questão, Porto Alegre, v. 31, 2025. DOI: 10.1590/1808-5245.31.141531. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/141531. Acesso em: 18 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)