DANÇA EM AÇÃO- POLÍTICA DE RESISTÊNCIA NO ENCARNADO DE LIA RODRIGUES

Autores

  • Marina Souza Lobo Guzzo SESC SP/ UNASP

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.9928

Palavras-chave:

Dança. Política. Práticas Discursivas. Redes sociais

Resumo

A arte é uma forma de comunicação entre artistas e interlocutores que se relacionam a partir de uma rede de pessoas, coisas, forças e sentidos, numa experiência de partilha do sensível.. A proposta desta pesquisa foi entender como é construído o sentido político para uma obra de arte tomando como exemplo um espetáculo de dança contemporânea, o ENCARNADO de Lia Rodrigues. Partimos do pressuposto que um espetáculo de dança atua como uma rede de materialidades e socialidades e os sentidos políticos são construídos a partir de uma série de acontecimentos e atores, que caracterizam a potência transformadora da obra. A metodologia empregada nesta pesquisa foi feita com as contribuições da Teoria Ator-Rede (ANT), como um esforço de sistematização de uma forma de pensar e tratar a realidade que, ao invés de interpretar o mundo, visa descrevê-lo levando em conta a sua hibridização. Algumas dessas ações foram analisadas: escolhas temáticas e estéticas, as atuações do coreógrafo/bailarino em relação ao seu próprio trabalho ou às políticas públicas de dança, a escolha dos espaços e lugares de ensaio, pesquisa, criação e apresentação das obras e ressonâncias e repercussões junto ao público e à crítica.

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Biografia do Autor

Marina Souza Lobo Guzzo, SESC SP/ UNASP

SESC SP/ UNASP

Publicado

2010-04-27

Como Citar

GUZZO, M. S. L. DANÇA EM AÇÃO- POLÍTICA DE RESISTÊNCIA NO ENCARNADO DE LIA RODRIGUES. Movimento, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 111–127, 2010. DOI: 10.22456/1982-8918.9928. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/9928. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais