Stan Brakhage, Maya Deren e Jonas Mekas: por uma poética do amateur

Autores

  • Rafael Valles Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583202048.176-193

Palavras-chave:

Cinema de Vanguarda Norte-americano. Amateur. Stan Brakhage. Maya Deren. Jonas Mekas.

Resumo

Este artigo pretende analisar a questão do amateur no contexto do cinema de vanguarda norte-americano e de que forma as obras teóricas dos realizadores Stan Brakhage, Maya Deren e Jonas Mekas contribuíram para elaborar uma concepção poética sobre esse termo. A análise do tema será feita a partir dos seguintes textos: Amateur versus Profesional (Deren, 1959), In defense of amateur (Brakhage, 1971) e A linguagem mutante do cinema (Mekas, 1962). A metodologia estará centrada nos aspectos socioeconômico, artístico e técnico. O artigo defende a posição de que esses textos possuem uma importância histórica e teórica sobre o termo e contribuem para compreender a sua poética. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Valles, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Docente no curso de Cinema e Audiovisual e no curso de Animação, pertencentes a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Doutor em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Referências

ALLARD, Laurence. Un encuentro entre el cine doméstico y el experimental: el cine personal. In: ÁLVAREZ, Efrén Cuevas (org.). La casa abierta: el cine doméstico y sus reciclajes contemporáneos. Madrid: Ocho y Medio, Libros de Cine, 2010. p. 255-271.

BEAUVAIS, Yann; BOUHOURS, Jean-Michel. Le Je à la caméra. In: BEAUVAIS, Yann; BOUHOURS, Jean-Michel. Le Je Filmé. Paris: Éditions du Centre Pompidou, 1995. p. 1989-1977.

BRAKHAGE, Stan. En defensa de lo amateur. In: BRAKHAGE, Stan. Por un arte de la visión: Escritos esenciales. Buenos Aires: EDUNTREF, 2014. p. 103-111.

CORTÉS, Olga Nancy Peña. A criação poética na perspectiva de Paul Valéry. Scriptorium, Porto Alegre, v. 2, n. 1, p. 22-31, jan./jun. 2016.

DEREN, Maya. Amateur versus Profesional. In: DEREN, Maya. El universo Dereniano:textos fundamentales de la cineasta Maya Deren. Cuenca: Ediciones de la Universidad de Castilla-La Mancha, 2015. p. 177-178.

DEREN, Maya. El cine como forma de arte. In: DEREN, Maya. El universo Dereniano: textos fundamentales de la cineasta Maya Deren. Cuenca-Espanha: Ediciones de la Universidad de Castilla-La Mancha, 2015. p. 67-78.

JAMES, David E. Allegories of cinema: American Film in the Sixties. New Jersey: Princeton University Press, 1989.

JAMES, David. Diário em filme/ Filme-diário: prática e produto em Walden, de Jonas Mekas. In: MEKAS, Jonas; MOURÃO, Patrícia (org.). Jonas Mekas. São Paulo: Centro Cultural Banco do Brasil – USP, 2013. p. 165-205.

MACDONALD, Scott. Cinema 16 – Documents Toward a History of a Film Society. Philadelphia: Temple University Press, 2002.

MARIN, Pablo. Por un arte de la vision, por una visión del arte de Stan Brakhage. In: BRAKHAGE, Stan. Por un arte de la visión – Escritos esenciales. Buenos Aires: EDUNTREF, 2014. p. 17-24.

MEKAS, Jonas. A linguagem mutante do cinema. In: MOURÃO, Patricia (org.). Jonas Mekas. São Paulo: Centro Cultural Banco do Brasil; Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária - USP, 2013. p. 70-73

MEKAS, Jonas. Cinema em 8mm como arte popular. In: MEKAS, Jonas; MOURÃO, Patrícia (org.). Jonas Mekas. São Paulo: Centro Cultural Banco do Brasil; Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária - USP, 2013. p. 78.

MEKAS, Jonas. O filme-diário. In: MEKAS, Jonas; MOURÃO, Patrícia (org.). Jonas Mekas. São Paulo: Centro Cultural Banco do Brasil; Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária - USP, 2013. p. 131-142.

MORAN, James M. Cine domestico, amateur y de vanguardia: modos de distinción. In: ÁLVAREZ, Efrén Cuevas (org.). La casa abierta: el cine doméstico y sus reciclajes contemporáneos. Madrid: Ocho y Medio, Libros de Cine, 2010. p. 273-299.

MOURÃO, Patrícia. Salve Jonas. In: MOURÃO, Patrícia; MEKAS, Jonas. (org.). Jonas Mekas. São Paulo: Centro Cultural Banco do Brasil; Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária – USP, 2013. p. 11-27.

SITNEY, P. Adams. El cine de vanguardia. In: BRUNETTA, Gian Piero. Historia mundial del cine. Madrid: Ediciones Akal, 2012. p. 1259-1284.

SITNEY, P. Adams. Visionary film: the american avant-garde. Nova Iorque: Oxford University Press, 1979.

TEPPERMAN, Charles. Amateur cinema: the rise of North American moviemaking, 1923-1960. Oakland: University of California Press, 2015.

TURIM, Maureen. Reminiscences, Subjectivities, and Truths. In: JAMES, David. To free the cinema: Jonas Mekas and the New York Underground. Princeton, New Jersey: Princeton University Press, 1992. p. 193-212.

Downloads

Publicado

2020-01-01

Como Citar

Valles, R. “Stan Brakhage, Maya Deren E Jonas Mekas: Por Uma poética Do Amateur”. Intexto, nº 48, janeiro de 2020, p. 176-93, doi:10.19132/1807-8583202048.176-193.

Edição

Seção

Dossiê Teoria dos cineastas