O afeto sensório-motor do corpo espectatorial na imagem virtual

do possível ao potencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583.57.139282

Palavras-chave:

videoclipe, ciborgue, imagens digitais, máquina, fenomenologia, teoria da mídia

Resumo

Em um de seus textos, Steven Shaviro oferece uma análise estimulante do vídeo que Chris Cunningham gravou para a música All Is Full of Love, de Björk. Ele mostra como a cantora se transforma num ciborgue e como esta fantasia é replicada noutro ciborgue. Desta forma, o clipe joga com o poder de duplicação destes corpos maquínicos que se tornaram corpos de desejo. Perante estas mutações pós-orgânicas, Shaviro evoca a vida erótica das máquinas, sugerindo um novo modo de existência que postula a ideia de uma pele tecnológica (afetada e emocional). No entanto, estas imagens não são apenas sobre transformação, mas sobre uma fusão entre o humano e o seu devir-máquina. Shaviro retoma a questão do desejo e da máquina levantada por Deleuze e Guattari em L’Anti-Oedipe, em que há tantos seres vivos na máquina como máquinas em seres vivos. No entanto, a metáfora orgânica do dispositivo fílmico propõe um processo de interação com o espectador, um processo no qual Shaviro demonstra pouco interesse, concentrando seu olhar na questão do duplo e de seu devir-mutante. Ao propor uma abordagem fenomenológica às noções de virtual e de possível – e ao alargar a minha leitura de Bergson nesta direção – espero questionar a oposição entre o atual e o virtual de uma forma nova. A estrutura epistemológica deste artigo está no cruzamento da filosofia e da teoria da mídia. Usando o vídeo de Cunningham como ponto de partida, busco situar as noções de virtual e real do ponto de vista da fenomenologia. De que forma a virtualidade das imagens digitais transmite intenções que nos convidam a reconsiderar a maneira como vemos o mundo?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Benjamin Leon, Université Rennes 2

Benjamin Léon est maître de conférences en études cinématographiques à l’Université Rennes 2. Il est rattaché à l’unité de recherche Arts : pratiques et poétiques (EA 3208 – Université Rennes 2) et au LIRA en tant que membre associé (EA 7343 – Université Sorbonne Nouvelle). Ses domaines de recherche couvrent un large éventail de sujets liés aux études sur le cinéma et les médias, mais plus spécifiquement sur les théories de l'art, les approches phénoménologiques, la relation entre le cinéma et l’architecture et les tensions qui parcourent le cinéma et l’art contemporain (pratique de l’installation).  Il travaille essentiellement sur les avant-gardes artistiques (États-Unis, Angleterre, France) et collabore à différentes revues (Aniki, Cinéma & Cie, La Furia Umana, Intexto). Il a écrit de nombreux articles sur le cinéma expérimental et plus précisément sur Andy Warhol, Stan Brakhage, Jonas Mekas, Peter Hutton et William Kentridge. 

Referências

ALL IS FULL OF LOVE. Réalisateur: Chris Cunningham. Compositeur et interprète: Björk. United Kingdom: [s. n.], 1999. 1 video (4 min 50 s), color.

BLADE Runner. Réalisateur: Ridley Scott. United States of America, [s. n.], 1982. 1 1 video (117 min), color.

BORGMANN, Albert. Technology and the character of contemporary life: a philosophical inquiry. Chicago: University of Chicago Press, 1987.

DEBUT. [Compositeur et interprète]: Björk. United States: 143/Atlantic Entertainment, 1993. 1 disque vinyle (48 min).

DELEUZE, Gilles. Le Bergsonisme. Paris: PUF, 1966.

DELEUZE, Gilles. Différence et répétition. Paris: PUF, 1968.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. L’Anti-Œdipe: capitalisme et schizophrénie. Paris: Éditions de Minuit, 1972.

DICK, Philip K. Les androïdes rêvent-ils de moutons électriques? (1968). Paris: Champ Libre, 1976.

GWIN, William. Video feedback: how to make it; an artist’s comments on its use; a systems approach. Owego: Experimental Television Center, 1971.

HANSEN, Mark. New philosophy for new media. Cambridge: MIT Press, 2004.

HOMOGENIC. [Compositeur et interprète]: Björk. Los Angeles: Elektra Records, 1997. 1 disque vinyle (43 min).

HOLLY, Kevin; FRETWELL, Matt. Chris Cunningham. DirectorFile.com. [s. l.], 2001.

KROKER, Arthur. Exits to the posthuman future. Cambridge: Polity Press, 2014.

MCLUHAN, Marshall. The medium is the massage: an inventory of effects. New York: Bantam Books, 1967.

MERLEAU-PONTY, Maurice. La structure du comportement. Paris: Gallimard, 1943.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Phénoménologie de la perception. Paris: Gallimard, 1945.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Le visible et l’invisible [publié à titre posthume par Claude Lefort]. Paris: Gallimard, 1964.

MONIKA. Réalisateur: Ingmar Bergman. Sweden: [s. n.], 1953. (96 min), black & white.

O’DOHERTY, Brian. White Cube - l’espace de la galerie et son idéologie (1976). Zurich: JRP Ringier, 2008.

SAINT AUBERT, Emmanuel; KRISTENSEN, Stefan. Le monde sensible et le monde l’expression. Genève: MetisPresses, 2011.

SHAVIRO, Steven. The erotic life of machines. Parallax, Leeds, v. 8, n. 4, p. 21-31, 2002. En ligne: https://doi.org/10.1080/1353464022000027939. Accès: 9 Peut 2025.

VESPERTINE. [Compositeur et interprète]: Björk. Los Angeles: Elektra Records, 2001. 1 disque vinyle (55 min).

VOLTA. [Compositeur et interprète]: Björk. Los Angeles: Elektra Records, 2007. 1 disque vinyle (51 min).

ZIELINSKI, Agata. Chair et empathie: Quelques éléments pour penser l’incarnation comme compassion. Revue Transversalités, Paris, v. 9, n. 112, p. 187-199, 2009. En ligne: https://doi.org/10.3917/trans.112.0187. Accès: 9 Peut 2025.

Publicado

2025-07-02

Como Citar

Leon, Benjamin. “O Afeto sensório-Motor Do Corpo Espectatorial Na Imagem Virtual : Do possível Ao Potencial ”. Intexto, nº 57, julho de 2025, doi:10.19132/1807-8583.57.139282.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.