Design editorial e publicação multiplataforma

Ana Cláudia Gruszynski

Resumo


O artigo identifica, apresenta e problematiza aspectos que perpassam a atividade de design editorial na contemporaneidade, tendo em vista a introdução das tecnologias digitais e em rede, os processos de convergência e a publicação multiplataforma. Os tópicos levantados estão relacionados às pesquisas realizadas no âmbito do Grupo de Pesquisa Laboratório de Edição, Cultura e Design (Lead). Conclui-se que à medida que o design digital consolida-se e desdobra-se em diferentes camadas, que conhecimentos próprios do campo da informática tornam-se necessários para implementar publicações em plataformas digitais, tem-se o tensionamento de saberes e práticas que conduzem a um redesenho do meio profissional e acadêmico no âmbito da produção editorial, particularmente da atividade de design vinculada ao campo. Este abrange as esferas institucional, editorial e comercial, incidindo sobre a produção e o consumo, alterando práticas de leitura e contratos de comunicação.


Palavras-chave


Design editorial. Produção editorial. Convergência. Multiplataforma. Práticas de leitura.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.19132/1807-8583201534.571-588



Intexto | E-ISSN 1807-8583 | Facebook | Google Scholar 

Classificação Qualis: B1 - Comunicação, Informação, História, Letras/Linguística  | B2 - Psicologia | B3 - Ciência Política e Relações Internacionais, Arquitetura, Urbanismo e Design, Ciências Ambientais, Interdisciplinar | B4 - Sociologia. 

Programa de Pós-graduação em Comunicação | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705 sala 519 - Porto Alegre, RS, Brasil | E-mail: Intexto @ufrgs.br

Membro Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária DORA (San Francisco Declaration on Research Assessment)