Intermitências cromáticas e temáticas nos movimentos de composição editorial da revista Vida Simples
Palavras-chave:
Revista. Projeto Editorial. Qualidade de Vida. Vida Simples.Resumo
O presente trabalho realiza uma análise da revista Vida Simples, publicada pela Editora Abril, centrando-se na lógica de sua composição editorial. Pretende-se observar como o desenvolvimento mensal do plano estrutural da publicação aciona uma série de processos que configuram significados para a qualidade de vida na sociedade, foco do periódico. Para isso, verifica-se em 96 edições publicadas as lógicas editoriais tanto em uma só edição quanto em um conjunto delas, problematizando a ocorrência de seus conteúdos e a estrutura de suas capas, um dos eixos gráficos da revista. Dos resultados aí obtidos, aponta-se para a percepção sobre a oscilação entre certos temas e cores, movimento que participa da construção de uma globalidade jornalística e, simultaneamente, de uma identidade editorial.Downloads
Referências
BAHIA, Juarez. Jornal, História e Técnica: as técnicas do jornalismo. Vol. 2. 5. ed. Rio de Janeiro: Mauad X, 2009.
FERREIRA, Janaina Carvalho. A multimodalidade em capas de revista de auto-ajuda. 2006. 44 f. Monografia (Graduação em Comunicação Social) –Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, RS, 2006.
FERRER, Diego Rodrigues. Quem vê capa vê coração: as capas de revista como forma de síntese de perfil do público leitor. 2008. 123 f. Monografia (Graduação em Comunicação Social). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, 2008.
FONTCUBERTA, Mar de. Pauta y calidad informativa. Cuadernos de Información, n. 13, Santiago (Chile), p. 61 –69, 1999.
FONTCUBERTA, Mar de; BORRAT, Hector. Periódicos: sistemas complejos, narradores en interacción. Buenos Aires: La Crujía, 2006.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Production of presence: what meaning cannot convey. California: Stanford University Press, 2004.
KOPP, Rudinei. Design para capas de revistas: padronização e flexibilização. In: FELIPPI, Ângela; SOSTER, Demétrio de Azeredo; PICCININ, Fabiana (Orgs.). Edição de Imagens em Jornalismo. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2008. p. 210 –240.
LANDOWSKI, Eric. A sociedade refletida. São Paulo: EDUC/Pontes, 1992.
LESLIE, Jeremy. Novo Design de Revistas. Barcelona: Editorial Gustavo Gilli S.A., 2003.
MERCADO SAÉZ, María Tereza. Aportaciones teóricas en torno al concepto de periodismo especializado. Question, No. 9, verano 2006, Universidad Nacional de La Plata, Argentina, 2006.
MIRA, Maria Celeste. O leitor e a banca de revistas:a segmentação da cultura no século XX. São Paulo: Olho D’Água, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Frederico de Mello Brandão Tavares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC 4.0), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.
Auto-arquivamento (política de repositórios): autores têm permissão para depositar todas as versões de seus trabalhos em repositórios institucionais ou temáticos, sem embargo. Solicita-se, sempre que possível, que a referência bibliográfica completa da versão publicada na Intexto (incluindo o link DOI) seja adicionada ao texto arquivado.
A Intexto não cobra qualquer taxa de processamento de artigos (article processing charge).