A cultura da mídia no Rio Grande do Sul/Brasil: o caso MST e Jornal do Almoço

Autores

  • Fábio Souza da Cruz

Palavras-chave:

Cultura da mídia. Mediações. Movimentos sociais. Telejornalismo.

Resumo

O trabalho apresenta um estudo envolvendo um movimento social – o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) – e a mídia do estado do Rio Grande do Sul, mais especificamente o Jornal do Almoço (JA), noticiário televisivo local que pertence à RBS TV, emissora da Rede Brasil Sul de Comunicação (RBS). São entrevistados membros do Movimento com vistas a colher dados e posicionamentos sobre a forma pela qual o MST se vê no JA . O corpus desta pesquisa é constituído por edições veiculadas pelo JA durante o “Abril Vermelho”, período que caracterizou um mês de manifestações dos mais diversos tipos, anunciadas e realizadas pelo MST no ano de 2004. São adotados os pressupostos teórico-metodológicos de Douglas Kellner e a Pedagogia Crítica da Mídia, e Jesús Martín-Barbero e a perspectiva das mediações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Souza da Cruz

Doutor em Comunicação e Práticas Sócio-Políticas (Faculdade de Comunicação Social – PUC/RS). Professor da Escola de Comunicação Social (ECOS) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

Downloads

Como Citar

Cruz, F. S. da. “A Cultura Da mídia No Rio Grande Do Sul/Brasil: O Caso MST E Jornal Do Almoço”. Intexto, nº 15, dezembro de 2008, p. 88-104, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/4263.

Edição

Seção

Artigos