PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE MENTAL

UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v9i1.145681

Palavras-chave:

Terapias complementares, Saúde Mental, Saúde Pública

Resumo

Introdução: As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são abordagens terapêuticas que buscam a integralidade do cuidado, visando a promoção, prevenção e recuperação da saúde por meio da estimulação dos mecanismos naturais do corpo e têm sido utilizadas para melhorar o cuidado em saúde mental. Diante do aumento de transtornos psíquicos, como ansiedade e depressão, torna-se essencial explorar possibilidades terapêuticas que promovam o bem-estar de forma integral. Objetivo: Revisar a literatura sobre o uso das PICS no cuidado em saúde mental, identificando os benefícios e limitações dessas práticas, bem como explorar a relevância de sua aplicação em diferentes contextos. Metodologia: Realizou-se uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO); Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e PubMed, abrangendo artigos publicados entre 2013 e 2023. Foram incluídos estudos qualitativos e quantitativos, em português, inglês e espanhol, que abordavam PICS no contexto de saúde mental. A seleção baseou-se em critérios de relevância e de disponibilidade gratuita dos textos completos. A análise dos dados foi realizada por meio de síntese descritiva das informações extraídas e análise de conteúdo. Resultados: Foram analisados 18 artigos que investigaram as intervenções mais comuns, como acupuntura, yoga, meditação, Terapia Comunitária Integrativa (TCI) e musicoterapia. Os resultados apontaram benefícios significativos na redução de sintomas de ansiedade, depressão e insônia, além de melhorias na qualidade de vida e no bem-estar geral dos participantes. Conclusão: As PICS mostraram-se benéficas como tratamentos complementares, favorecendo uma abordagem integral e humanizada do cuidado em saúde mental. Há, entretanto, a necessidade de mais estudos que abordem aspectos psicossociais e práticas menos exploradas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Gottlieb Verginio, Programa de Atenção à Saúde Mental da Residência Multiprofissional em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição (GHC)

Enfermeira formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 2023. Atualmente é residente do primeiro ano do programa de Atenção à Saúde Mental da Residência Multiprofissional em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Porto Alegre, Brasil

Daniela Dallegrave, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Educação - área de ênfase em Educação e Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente da UFRGS, área de Enfermagem em Saúde Coletiva e do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde - Mestrado Profissional, Faculdade de Medicina, UFRGS, Porto Alegre, Brasil

Maria Eduarda Boettsche, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduanda em Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil

Downloads

Publicado

2025-06-29

Como Citar

VERGINIO, Bruna Gottlieb; DALLEGRAVE, Daniela; BOETTSCHE, Maria Eduarda. PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE MENTAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 9, n. 1, p. e145681, 2025. DOI: 10.54909/sp.v9i1.145681. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/145681. Acesso em: 11 ago. 2025.

Artigos Semelhantes

<< < 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.