INTERVENÇÕES EDUCATIVAS COM ADOLESCENTES NA ESCOLA

EXPERIÊNCIAS DE ACADÊMICOS DE MEDICINA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v6i1.121078

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Adolescente, Educação Sexual, Bullying, Atividade Física

Resumo

Esse texto relata a experiência de acadêmicos de medicina, cursando o componente Práticas Integrativas Ensino, Serviço e Comunidade (PIESC), que relatam o desenvolvimento de ações de educação popular em saúde em uma escola pública de Ensino Fundamental do município de Jataí, Goiás, Brasil. Usa-se ferramentas pedagógicas que permitem à população moldar conhecimentos, informações e dados prévios sobre a saúde, a fim de construir concepções íntegras juntamente com o educador. Discute-se a relevância da abordagem dos assuntos: promoção do esporte, bullying e sexualidade, nas ações de educação popular em saúde, a partir de resultados de estudos prévios, ressaltando a importância da manutenção da saúde física e mental. A abordagem desses temas sinaliza a necessidade de práticas de promoção da saúde com vistas à valorização da autonomia dos sujeitos e empoderamento das coletividades nas escolas, traços caracterizadores da educação popular em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcela Costa de Almeida Silva, Universidade Federal de Jataí (UFJ)

Graduanda em Medicina na Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil

Sara Alves França, Universidade Federal de Jataí (UFJ)

Graduanda em Medicina na Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil

Monique Costa Dias, Universidade Federal de Jataí (UFJ)

Graduanda em Medicina na Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil

Matheus Henrique de Abreu Araújo, Universidade Federal de Jataí (UFJ)

Graduando em Medicina na Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil

Luisa Miranda Zafalão, Universidade Federal de Jataí (UFJ)

Graduanda em Medicina na Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil

Thalia Rodrigues da Cruz, Universidade Federal de Jataí (UFJ)

Graduanda em Medicina na Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil

Aridiane Alves Ribeiro, Universidade Federal de Jataí (UFJ)

Doutora em Ciências da Saúde. Docente de Saúde Coletiva na Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil

Downloads

Publicado

2022-10-10

Como Citar

SILVA, M. C. de A.; FRANÇA, S. A.; DIAS, M. C.; ARAÚJO, M. H. de A.; ZAFALÃO, L. M.; CRUZ, T. R. da; RIBEIRO, A. A. INTERVENÇÕES EDUCATIVAS COM ADOLESCENTES NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS DE ACADÊMICOS DE MEDICINA. Saberes Plurais: Educação na Saúde, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 37–50, 2022. DOI: 10.54909/sp.v6i1.121078. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/121078. Acesso em: 1 jun. 2023.

Edição

Seção

Experiências docentes e discentes