INTERVENÇÕES EDUCATIVAS COM ADOLESCENTES NA ESCOLA
EXPERIÊNCIAS DE ACADÊMICOS DE MEDICINA
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v6i1.121078Palavras-chave:
Educação em Saúde, Adolescente, Educação Sexual, Bullying, Atividade FísicaResumo
Esse texto relata a experiência de acadêmicos de medicina, cursando o componente Práticas Integrativas Ensino, Serviço e Comunidade (PIESC), que relatam o desenvolvimento de ações de educação popular em saúde em uma escola pública de Ensino Fundamental do município de Jataí, Goiás, Brasil. Usa-se ferramentas pedagógicas que permitem à população moldar conhecimentos, informações e dados prévios sobre a saúde, a fim de construir concepções íntegras juntamente com o educador. Discute-se a relevância da abordagem dos assuntos: promoção do esporte, bullying e sexualidade, nas ações de educação popular em saúde, a partir de resultados de estudos prévios, ressaltando a importância da manutenção da saúde física e mental. A abordagem desses temas sinaliza a necessidade de práticas de promoção da saúde com vistas à valorização da autonomia dos sujeitos e empoderamento das coletividades nas escolas, traços caracterizadores da educação popular em saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Saberes Plurais: Educação na Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).