IDENTIFICAÇÃO DO RISCO CARDIOVASCULAR EM PACIENTES DE UMA UNIDADE DE SÁUDE, PR

Autores

Resumo

As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no Brasil e no mundo. A Hipertensão Arterial Sistêmica e o Diabetes Mellitus constituem um grave problema de saúde pública e são os principais fatores de risco para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares. Buscou-se, neste estudo, identificar o risco cardiovascular em baixo, médio ou alto, seguindo o Escore de Risco de Framingham (ERF), conforme o caderno de atenção primária do Ministério da Saúde. Estudo documental, por amostra aleatória em 400 prontuários, de pessoas com hipertensão (HAS) e diabetes (DM), cadastradas em uma unidade básica de saúde composta por duas equipes de saúde da família no município de Ponta Grossa-PR. No período de junho/2013 a agosto/2014. Fizeram parte da amostra 200 pessoas com DM e HAS. Critério de inclusão foi considerado exame laboratorial atualizado, sexo masculino e feminino e idade maior ou igual a 20 anos. Dessa população 129 (64,5%) são do sexo feminino, 71 (35,5%) sexo masculino. As alterações do LDL apresentaram percentual mais significativo de 63 (31,5%) quando comparadas com as alterações de HDL que foram de 52 (26%), 33 (16,5%) pessoas foram identificadas como tabagistas, dos pacientes classificados no alto risco que correspondeu 12 (25,5%) pacientes, 94 (47%), estavam com pressão alterada, 69 (34,5%) eram diabéticos, e 81 (40,5%), apresentavam glicemia de jejum alterada. O estudo mostrou-se relevante, visto que, os profissionais da saúde adquiriram o conhecimento sobre os graus de riscos cardiovasculares em seus pacientes hipertensos e diabéticos, podendo assim, realizar um plano de cuidado de acordo com cada necessidade.

Palavras-chave: Estratificação. Fatores de Risco de Doenças Cardíacas. Atenção Primária à Saúde.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geovane Menezes Lourenço, Universidade Federal do Paraná

Mestrando em Saúde da Família pela Universidade Federal do Paraná (PROF-SAUDE)

Sabrina Stefanello, Universidade Federal do Paraná

Professora, Mestre e Doutora atuam como professora da Universidade Federal do Paraná, membro do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC)

Maria Alina de Lurdes Oliveira, Fundação Municipal de Saúde (FMS) do município de Ponta Grossa

Enfermeira. Especialista em Gestão no SUS pela Escola de Saúde Pública do Paraná. Servidora da Fundação Municipal de Saúde (FMS), do município de Ponta Grossa, PR

Publicado

2022-11-14

Como Citar

LOURENÇO, G. M. .; STEFANELLO, S.; OLIVEIRA, M. A. de L. . IDENTIFICAÇÃO DO RISCO CARDIOVASCULAR EM PACIENTES DE UMA UNIDADE DE SÁUDE, PR. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 6, n. 1 (supl.), p. 25, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/122780. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Anais - II Mostra de Projetos e Produtos Técnicos de Educação no SUS