PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE MENTAL
UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v9i1.145681Palavras-chave:
Terapias complementares, Saúde Mental, Saúde PúblicaResumo
Introdução: As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são abordagens terapêuticas que buscam a integralidade do cuidado, visando a promoção, prevenção e recuperação da saúde por meio da estimulação dos mecanismos naturais do corpo e têm sido utilizadas para melhorar o cuidado em saúde mental. Diante do aumento de transtornos psíquicos, como ansiedade e depressão, torna-se essencial explorar possibilidades terapêuticas que promovam o bem-estar de forma integral. Objetivo: Revisar a literatura sobre o uso das PICS no cuidado em saúde mental, identificando os benefícios e limitações dessas práticas, bem como explorar a relevância de sua aplicação em diferentes contextos. Metodologia: Realizou-se uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO); Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e PubMed, abrangendo artigos publicados entre 2013 e 2023. Foram incluídos estudos qualitativos e quantitativos, em português, inglês e espanhol, que abordavam PICS no contexto de saúde mental. A seleção baseou-se em critérios de relevância e de disponibilidade gratuita dos textos completos. A análise dos dados foi realizada por meio de síntese descritiva das informações extraídas e análise de conteúdo. Resultados: Foram analisados 18 artigos que investigaram as intervenções mais comuns, como acupuntura, yoga, meditação, Terapia Comunitária Integrativa (TCI) e musicoterapia. Os resultados apontaram benefícios significativos na redução de sintomas de ansiedade, depressão e insônia, além de melhorias na qualidade de vida e no bem-estar geral dos participantes. Conclusão: As PICS mostraram-se benéficas como tratamentos complementares, favorecendo uma abordagem integral e humanizada do cuidado em saúde mental. Há, entretanto, a necessidade de mais estudos que abordem aspectos psicossociais e práticas menos exploradas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).