PARA ALÉM DA CRISE DE SAÚDE PÚBLICA

REPENSANDO A RELAÇÃO ENTRE AS ESFERAS PÚBLICAS DA CIÊNCIA, DA POLÍTICA E DO DIREITO NO ATUAL CENÁRIO PANDÊMICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v6i1.125102

Palavras-chave:

Pandemia da COVID-19, Saúde Pública, Stress Psicossocial, Saúde Mental, Regulamento (UE) 2021/522 (‘Programa UE pela Saúde’)

Resumo

A pandemia da COVID-19 expôs fragilidades tanto na prontidão de respostas em matéria de saúde pública como na própria estrutura dos sistemas e serviços de saúde. Mas os seus efeitos extravasam aqueles que, de forma estanque, se enquadram na categoria de crise de saúde pública. É muito mais do que isto, na medida em que afeta as sociedades e economias no seu âmago, como avançam as ‘Diretrizes das Nações Unidas para a resposta socioeconômica imediata à COVID-19’. Este ensaio focaliza, sobretudo, os custos psicossociais da pandemia nas sociedades que integram a União Europeia, bem como o seu impacto na nova estratégia delineada no Regulamento (UE) 2021/522 (‘Programa UE pela Saúde’). O texto radica no argumento de que o enfrentamento da crise de saúde pública não se esgota na ciência, exigindo também um reequacionamento das esferas públicas da política e do direito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Silveira, Universidade do Minho (UMinho)

Diretora do Mestrado em Direito da União Europeia, Escola de Direito, Universidade do Minho, Braga, Portugal. Investigadora Integrada no Jus-Gov – Centro de Investigação em Justiça e Governação (https://www.jusgov.uminho.pt/pt-pt/research/grupos-de-investigacao/cedu/). Titular da Cátedra Jean Monnet em Direito da União Europeia, atribuída pela Comissão Europeia, Bruxelas, Bélgica

Maria Inês Costa, Universidade do Minho (UMinho)

Mestre em Direitos Humanos, Escola de Direito, Universidade do Minho, Braga, Portugal. Graduada em Línguas e Relações Internacionais, Faculdade de Letras, Universidade do Porto, Porto, Portugal

Downloads

Publicado

2022-10-10

Como Citar

SILVEIRA, A. .; COSTA, M. I. . PARA ALÉM DA CRISE DE SAÚDE PÚBLICA: REPENSANDO A RELAÇÃO ENTRE AS ESFERAS PÚBLICAS DA CIÊNCIA, DA POLÍTICA E DO DIREITO NO ATUAL CENÁRIO PANDÊMICO. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 57–66, 2022. DOI: 10.54909/sp.v6i1.125102. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/125102. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensaios e debates