PARA ALÉM DA CRISE DE SAÚDE PÚBLICA
REPENSANDO A RELAÇÃO ENTRE AS ESFERAS PÚBLICAS DA CIÊNCIA, DA POLÍTICA E DO DIREITO NO ATUAL CENÁRIO PANDÊMICO
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v6i1.125102Palavras-chave:
Pandemia da COVID-19, Saúde Pública, Stress Psicossocial, Saúde Mental, Regulamento (UE) 2021/522 (‘Programa UE pela Saúde’)Resumo
A pandemia da COVID-19 expôs fragilidades tanto na prontidão de respostas em matéria de saúde pública como na própria estrutura dos sistemas e serviços de saúde. Mas os seus efeitos extravasam aqueles que, de forma estanque, se enquadram na categoria de crise de saúde pública. É muito mais do que isto, na medida em que afeta as sociedades e economias no seu âmago, como avançam as ‘Diretrizes das Nações Unidas para a resposta socioeconômica imediata à COVID-19’. Este ensaio focaliza, sobretudo, os custos psicossociais da pandemia nas sociedades que integram a União Europeia, bem como o seu impacto na nova estratégia delineada no Regulamento (UE) 2021/522 (‘Programa UE pela Saúde’). O texto radica no argumento de que o enfrentamento da crise de saúde pública não se esgota na ciência, exigindo também um reequacionamento das esferas públicas da política e do direito.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).