SAÚDE MENTAL E QUALIDADE DE VIDA DE ESTUDANTES DO CURSO DE MEDICINA E SUA RELAÇÃO COM ASPECTOS CURRICULARES
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v6i1.119276Palavras-chave:
Educação Médica, Saúde do Estudante, Saúde Mental, Qualidade de Vida, CurrículoResumo
O elevado grau de adoecimento mental que acomete estudantes de Medicina e a sua relação com elementos da graduação são fenômenos reconhecidos e demonstrados na literatura. Este estudo propõe-se a apresentar um panorama de saúde mental e qualidade de vida dos discentes de um curso de Medicina de uma instituição pública de educação superior do Brasil e discutir sua relação com aspectos curriculares. Os dados foram coletados por meio da aplicação do Inventário de Qualidade de Vida do Estudante de Medicina (IQVEM) em estudantes do primeiro ao penúltimo ano do curso. Os fatores que demonstraram maior impacto positivo na qualidade de vida do aluno foram possuir boa relação com professores, receber supervisão adequada em atividades práticas e ter reconhecimento dos pacientes, enquanto as de maior impacto negativo estão relacionadas à gestão do tempo e a aspectos pedagógicos. Destacaram-se questões cujo conteúdo afirma que ter mais tempo livre para desempenhar atividades como estudar, praticar esportes, passar tempo com família e amigos, participar de atividades extracurriculares e culturais melhoraria a qualidade de vida. Fatores como aulas ruins e falta de didática de professores estavam entre os de maior impacto negativo. Os resultados corroboram outras pesquisas, de modo que escolas médicas devem enfatizar o desenvolvimento docente e que os novos currículos devem priorizar tempo livre para estudo e atividades extracurriculares. Cabe destacar que diversos desses elementos foram objetos das mudanças curriculares propostas para o curso citado em 2019. Por fim, espera-se que esse estudo auxilie nos processos de adequações curriculares, baseados nas Diretrizes Curriculares Nacionais, dos Cursos de Graduação em Medicina do país.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Saberes Plurais: Educação na Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).