PROPOSTA DE FORMAÇÃO ENTRE PROFISSIONAIS ATUANTES NA ATENÇÃO BÁSICA SOBRE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES
Resumen
Este projeto está sendo desenvolvido no Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Ensino na Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e trata da análise do perfil dos profissionais atuantes na Atenção Básica dos seis municípios que compõem a 7ª Coordenadoria Regional de Saúde, que possuem formação em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Objetiva-se apresentar uma proposta de formação em PICS entre profissionais atuantes na Atenção Básica na lógica da Educação Permanente em Saúde. Será realizada uma pesquisa quantitativa através de questionário virtual/online com os profissionais que atuam na Atenção Básica dos municípios da Regional, sobre seu perfil sociodemográfico, de formação e atuação em PICS. Conforme as respostas, o questionário avança ou encerra em determinado momento. Para aqueles que possuem formação em PICS, ao final do questionário, manifestarão interesse ou não em participar de etapa qualitativa por meio de entrevista semiestruturada/online e gravada (áudio e vídeo). Com a efetivação da pesquisa, será desenvolvido um produto relacionado à tecnologia social, com a organização de informações sobre os profissionais da Atenção Básica, sua localização, quais PICS possuem formação e aplicam, além de possibilidades de formação em PICS, entre profissionais na Regional. Por fim, espera-se entregar à Região uma proposta de formação aderente à realidade local, com um produto que fomente os movimentos de formação e atuação em PICS, possibilitando o aumento de usuários atendidos com tais PICS e a consequente possibilidade de melhoria na satisfação de usuário e repercussão positiva em indicadores de saúde.
Palavras-chave: Terapias Complementares. Educação em Saúde. Saúde Pública.
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Derechos de autor 2022 Saberes Plurais: Educação na Saúde

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