PROPOSTA DE FORMAÇÃO ENTRE PROFISSIONAIS ATUANTES NA ATENÇÃO BÁSICA SOBRE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES

Autores/as

Resumen

Este projeto está sendo desenvolvido no Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Ensino na Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e trata da análise do perfil dos profissionais atuantes na Atenção Básica dos seis municípios que compõem a 7ª Coordenadoria Regional de Saúde, que possuem formação em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Objetiva-se apresentar uma proposta de formação em PICS entre profissionais atuantes na Atenção Básica na lógica da Educação Permanente em Saúde. Será realizada uma pesquisa quantitativa através de questionário virtual/online com os profissionais que atuam na Atenção Básica dos municípios da Regional, sobre seu perfil sociodemográfico, de formação e atuação em PICS. Conforme as respostas, o questionário avança ou encerra em determinado momento. Para aqueles que possuem formação em PICS, ao final do questionário, manifestarão interesse ou não em participar de etapa qualitativa por meio de entrevista semiestruturada/online e gravada (áudio e vídeo). Com a efetivação da pesquisa, será desenvolvido um produto relacionado à tecnologia social, com a organização de informações sobre os profissionais da Atenção Básica, sua localização, quais PICS possuem formação e aplicam, além de possibilidades de formação em PICS, entre profissionais na Regional. Por fim, espera-se entregar à Região uma proposta de formação aderente à realidade local, com um produto que fomente os movimentos de formação e atuação em PICS, possibilitando o aumento de usuários atendidos com tais PICS e a consequente possibilidade de melhoria na satisfação de usuário e repercussão positiva em indicadores de saúde.

Palavras-chave: Terapias Complementares. Educação em Saúde. Saúde Pública.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eloisa da Silveira Azambuja Simao, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestranda no Programa de Pós-Graduaçãocem Ensino na Saúde, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Diéssica Roggia Piexak, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Professora da Escola de Enfermagem (FURG) e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF/FURG)

Daniela Dallegrave, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora do Departamento de Assistência e Orientação Profissional da Escola de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grando do Sul (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Faculdade de Medicina, UFRGS

Publicado

2022-11-14

Cómo citar

SIMAO, E. da S. A. .; PIEXAK, D. R. .; DALLEGRAVE, D. PROPOSTA DE FORMAÇÃO ENTRE PROFISSIONAIS ATUANTES NA ATENÇÃO BÁSICA SOBRE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 6, n. 1 (supl.), p. 90, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/122264. Acesso em: 25 jun. 2025.

Número

Sección

Anales - II Muestra de Proyectos y Productos de Educación Técnica en el SUS