v. 10 n. 1 (2018): Ensino de Geografia: Educação Geográfica e Formação de Professores

					Visualizar v. 10 n. 1 (2018): Ensino de Geografia: Educação Geográfica e Formação de Professores
Publicado: 12-09-2018

Apresentação

  • Ensino de Geografia: Educação Geográfica e Formação de Professores

    Michele Lindner, Lucimar de Fátima dos Santos Vieira
    i
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.86513

Artigos

  • A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA PERSPECTIVA DOS EGRESSOS DO PIBID-UNIOESTE

    Eliete Woitowicz, Marli Terezinha Szumilo Schlosser
    01-08
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.85415
  • PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE GEOGRAFIA: REFLEXÕES A PARTIR DE ESCOLAS ESTADUAIS PARAIBANAS

    Eduardo Barboza Souza, Thais Mara Souza Pereira, Erimágna de Morais Rodrigues
    09-15
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.85444
  • PRODUÇÃO DE MATERIAL PEDAGÓGICO EM GEOGRAFIA PARA COMUNIDADES RIBEIRINHAS DA FLONA DE TEFÉ, AMAZONAS

    Maíra Suertegaray Rossato, Cristiano Quaresma de Paula, Cleder Fontana
    16-23
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.85482
  • A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Vanice Schossler Sbardelotto, Mafalda Nesi Francischett
    24-29
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.85488
  • SABERES DOCENTES E EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: POSSÍVEIS DIÁLOGOS

    Edimar Eder Batista
    30-36
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.85515
  • DIFERENÇAS E IDENTIDADES CULTURAIS NO ESPAÇO GEOGRÁFICO ESCOLAR: (RE)PENSANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFESSORAS DE GEOGRAFIA

    José Rodrigues de Carvalho, Alecsandro J. P. Ratts
    37-44
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.85523
  • AS EPISTEMOLOGIAS DA DOCÊNCIA EM GEOGRAFIA: POR ENTRE CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ENSINO

    Victória Sabbado Menezes, Nestor André Kaercher
    45-51
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.85534
  • TENSÕES E INTENÇÕES ENTRE PROFESSOR DE GEOGRAFIA E LIVRO DIDÁTICO NA PRÁTICA DOCENTE

    Carina Copatti, Helena Copetti Callai, Helena Copetti Callai
    52-59
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.85527
  • O ENCANTAMENTO DO ESPAÇO MENTALMENTE PROJETADO: UM CONCEITO PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA ESCOLAR

    Leonardo Pinto dos Santos, Eduardo Schiavone Cardoso
    60-66
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.85551
  • A ordem do discurso geoescolar: investigação em curso

    Bruno Nunes Batista, Antonio Carlos Castrogiovanni
    67-75
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.85554
  • INOVAÇÃO PEDAGÓGICA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM REDE: CONTRIBUIÇÕES FORMATIVAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA DOCÊNCIA EM GEOGRAFIA

    Josias Ivanildo Flores de Carvalho, Francisco Kennedy Silva dos Santos
    76-82
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.85565
  • MÍDIAS LOCATIVAS E REALIDADE AUMENTADA: POTENCIALIDADES PARA O ENSINO GEOGRAFIA NA CIBERCULTURA

    Wander Guilherme Rocha Carvalho, José Augusto Faria de Araújo
    83-89
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.85597
  • A GEOGRAFIA QUE SE PRETENDE E A GEOGRAFIA QUE SE ENSINA: OS DESAFIOS DO PIBID NA PRÁTICA DO ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS

    Debora Cristina Vieira de Simas
    90-98
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.85599
  • A PEDAGOGIA DA PERGUNTA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NA AULA DE GEOGRAFIA

    Elaine Cristina Soares Surmacz, Claudivan Sanches Lopes
    99-105
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.85607
  • O PIBID COMO APORTE DA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA

    Nathalia Rocha Morais, Lenilton Francisco de Assis
    106-113
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.85641
  • A EVASÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA NA UNIOESTE – CAMPUS MARECHAL CÂNDIDO RONDON/PR ENTRE OS ANOS DE 2012- 2015

    Marilene Francieli Wilhelm, Marli Terezinha Szumilo Schlosser
    114-121
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.85654
  • GEOGRAFIA, PRÁTICA DOCENTE E VIOLÊNCIA URBANA

    Francisco Jean da Silva Araujo, Antonio Cardoso Façanha
    122-131
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.85662
  • AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS DIDÁTICOS DO CONTEÚDO DA GEOGRAFIA

    Michael Wellington Sene, Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes
    132-139
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.85696
  • DE SÃO PAULO À PORTO ALEGRE: REFLEXIVIVENCIANDO A TROCA DE EXPERIÊNCIAS ENTRE PIBID E ESTÁGIOS DE LICENCIATURA NA BUSCA DA FORMAÇÃO DE BONS PROFESSORES

    Nestor André Kaercher, Jorge Luiz Barcellos da Silva
    140-146
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.85715
  • PRESSUPOSTOS ACERCA DOS COMPONENTES FÍSICOS GEOGRÁFICOS NOS ANOS INICIAIS E O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS

    Izabelle de Cássia Chaves Galvão, Adriana Olívia Alves, Malu Ítala Araújo Souza
    147-154
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.85728
  • Ensino de Geografia: representações sociais e saberes docentes na Diretoria de Ensino de Limeira (SP)

    Iara Leme Russo Cury, José Gilberto de Souza
    155-162
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.85729
  • VIVENCIANDO EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS COM A GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Denise Wildner Theves, Nestor André Kaercher
    163-169
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.85735
  • GRÊMIOS ESTUDANTIS: A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS POLÍTICOS NO AMBIENTE ESCOLAR

    Caio Perdomo de Oliveira, Tatiana Lemos dos Santos Borges
    170-177
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.85832
  • A IMPORTÂNCIA DO SENTIDO NAS AULAS DE GEOGRAFIA: POSSÍVEIS CAMINHOS PARA UM RECONHECIMENTO ENTRE O SUJEITO E O MUNDO

    Diego Brandão Nunes, Antonio Carlos Castrogiovanni
    178-184
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.85833
  • CONTRIBUIÇÕES DA GEOGRAFIA PARA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: POSSIBILIDADES POR MEIO DAS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS POR PROFESSORES ATUANTES NAS ESCOLAS INDÍGENAS DOS MUNICÍPIOS DE AMAMBAI (MS), CAARAPÓ (MS) E DOURADOS (MS)

    Solange Rodrigues da Silva, Flaviana Gasparotti Nunes
    185-193
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.85750
  • METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS EM ESCOLAS DE CAMPINAS (SP) E ÁREAS DE ENTORNO: UMA ABORDAGEM TEÓRICO-METODOLÓGICA SOBRE O MEIO AMBIENTE

    Viviane Gomes de Araújo, Jeovanes Lisboa da Silva Filho, Salvador Carpi Junior
    194-204
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.85951
  • O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DOCENTE: PERCEPÇÕES A PARTIR DE RELATOS DE HISTÓRIAS DE VIDA

    Josilda da Conceição Novacoski da Silva, Leonides Ferreira da Silva
    205-211
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.85949
  • NEM SÓ DE MAPAS SE FAZ A GEOGRAFIA: os diferentes nas aulas de Geo

    Rubia Aparecida Cidade Borges
    212-219
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.85866
  • O ENSINO DOS ESTUDOS SOCIAIS NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E OS CÍRCULOS CONCÊNTRICOS

    Cláudia Eliane Ilgenfritz Toso, Martin Kuhn, Helena Copetti Callai
    220-227
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.85864
  • A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO UTILIZANDO A LITERATURA COMO RECURSO PEDAGÓGICO: UM ESTUDO DE CASO EMPREGANDO A LITERATURA DE JÚLIO VERNE

    Alexandre Dalla Barba de Almeida
    228-235
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.85863
  • O CONSUMO DE ÁGUA NA PRODUÇÃO DE AVES, LEITE E SUÍNOS DO MUNICÍPIO DE FRANCISCO BELTRÃO – SO PR: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA

    Rosana Cristina Biral Leme, Ricardo Carvalho Leme
    236-242
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.85859