SABERES DOCENTES E EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: POSSÍVEIS DIÁLOGOS

Autores

  • Edimar Eder Batista

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.85515

Palavras-chave:

saber, educação geográfica, professor

Resumo

Com base em pressupostos teóricos acerca dos saberes docentes e da educação geográfica, propõe-se a seguinte questão, a ser contemplada neste estudo num viés teórico: há relações entre os saberes docentes e a efetivação da educação geográfica na educação básica? A interpretação da bibliografia consultada sugere que sim. Objetivando refletir sobre as possibilidades de contribuição dos saberes docentes para o aprimoramento da atuação do professor de Geografia rumo à efetivação de uma educação geográfica, o texto contempla: a associação da noção de saber à ideia de exigência de racionalidade; a profissionalização do ensino à explicitação dos saberes da ação pedagógica; a construção conceitual na educação geográfica; e as interfaces entre saberes docentes, educação geográfica e a noção de relação com o saber.

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Biografia do Autor

Edimar Eder Batista

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professor de educação básica vinculado ao Quadro Próprio do Magistério do estado do Paraná. Área de pesquisa: ensino de Geografia.

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Publicado

2018-09-12