AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS DIDÁTICOS DO CONTEÚDO DA GEOGRAFIA

Autores

  • Michael Wellington Sene Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.85696

Palavras-chave:

Formação inicial de Professores, conhecimentos profissionais, profissionalidade docente

Resumo

Neste artigo trazemos a discussão acerca dos conhecimentos didáticos do conteúdo de Geografia, considerados como essenciais no processo da profissionalidade docente. Neste sentido, destacamos como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) contribui na construção desse conhecimento nos acadêmicos participantes do programa, no estado do Paraná. Para identificar a construção desse conhecimento, combinou-se entrevistas, questionários, análise documental e observação participante, por meio da abordagem qualitativa, conforme Lüdke, André (1986). Os resultados apontam que o PIBID contribui significativamente para o aprofundamento dos CDC de Geografia, a medida em que proporciona espaço e condições para a criação de materiais e métodos diferenciados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michael Wellington Sene, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Programa de Pós-graduação em Geografia

Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes, UNICENTRO

Departamento e Programa de Pós-graduação em Geografia

Downloads

Publicado

12-09-2018

Como Citar

SENE, M. W.; GOMES, M. de F. V. B. AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS DIDÁTICOS DO CONTEÚDO DA GEOGRAFIA. Para Onde!?, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 132–139, 2018. DOI: 10.22456/1982-0003.85696. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/85696. Acesso em: 24 jun. 2025.