A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA PERSPECTIVA DOS EGRESSOS DO PIBID-UNIOESTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.85415

Palavras-chave:

PIBID, Egressos, Formação inicial de professores de Geografia.

Resumo

O presente trabalho possui como tema a formação inicial de professores de Geografia, no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Buscou-se analisar o que fazem os egressos do Programa, no intuito de verificar quais são as contribuições do PIBID para os ex-participantes que estão atuando na Educação Básica. Para tanto, selecionou-se a pesquisa qualitativa, por meio do estudo de caso, com a participação dos 24 egressos do PIBID, formados no Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Marechal Cândido Rondon (MCR). Os resultados coletados indicam o impacto positivo na formação desses professores, contudo, apontam algumas dificuldades relacionadas com a inserção na carreira docente.

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Publicado

12-09-2018

Como Citar

WOITOWICZ, E.; SCHLOSSER, M. T. S. A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA PERSPECTIVA DOS EGRESSOS DO PIBID-UNIOESTE. Para Onde!?, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 01–08, 2018. DOI: 10.22456/1982-0003.85415. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/85415. Acesso em: 24 jun. 2025.