Consumo de Jornalismo
um olhar sobre a produção científica brasileira do Intercom, Compós e SBPJor
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583.57.142688Palavras-chave:
consumo, jornalismo digital, consumo de jornalismo, pesquisa científicaResumo
Este artigo tem como objetivo relatar e discutir a pesquisa científica sobre o consumo de jornalismo no Intercom, Compós e Encontro SBPJor entre 2019 e 2023. Nesse sentido, o estudo se vale do estudo bibliométrico como método. Como fonte, foram considerados os anais dos eventos durante o período supracitado, coletando os trabalhos com as seguintes palavras-chave: consumo, recepção, exposição e ouvinte (seus plurais também foram aceitos). Como resultado, além de compartilhar quadros informativos que revelam os principais canais de difusão de pesquisa em consumo de jornalismo, principais autores e metodologias de destaque, este artigo mostra que a área de “consumo de jornalismo” ainda é incipiente, necessitando de mais estudos e de fortalecimento de nomes de pesquisadores nesse nicho. Além disso, a amostra apresenta uma variedade de técnicas aplicadas, que também indica que a área não tem uma metodologia própria para suas pesquisas, tampouco referências tradicionais de como fazê-las.
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