Consumo de Jornalismo

um olhar sobre a produção científica brasileira do Intercom, Compós e SBPJor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583.57.142688

Palavras-chave:

consumo, jornalismo digital, consumo de jornalismo, pesquisa científica

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar e discutir a pesquisa científica sobre o consumo de jornalismo no Intercom, Compós e Encontro SBPJor entre 2019 e 2023. Nesse sentido, o estudo se vale do estudo bibliométrico como método. Como fonte, foram considerados os anais dos eventos durante o período supracitado, coletando os trabalhos com as seguintes palavras-chave: consumo, recepção, exposição e ouvinte (seus plurais também foram aceitos). Como resultado, além de compartilhar quadros informativos que revelam os principais canais de difusão de pesquisa em consumo de jornalismo, principais autores e metodologias de destaque, este artigo mostra que a área de “consumo de jornalismo” ainda é incipiente, necessitando de mais estudos e de fortalecimento de nomes de pesquisadores nesse nicho. Além disso, a amostra apresenta uma variedade de técnicas aplicadas, que também indica que a área não tem uma metodologia própria para suas pesquisas, tampouco referências tradicionais de como fazê-las.

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Biografia do Autor

Amanda Caroline Dörr Ferreira, Universidade Feevale

Mestra em Indústria Criativa pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS) e bacharela em jornalismo pela mesma universidade. Desenvolve pesquisas sobre consumo de jornalismo em plataformas e consumo digital. É integrante do grupo de pesquisa C3Dig (Comunicação, Cultura e Consumos Digitais). Atua como coordenadora de comunicação na Secretaria da Cultura de Novo Hamburgo.

Vanessa Amália ´Dalpizol Valiati, Universidade Feevale

Doutora em Comunicação e Informação (UFRGS) e professora no Programa de Pós-Graduação em Indústria Criativa e nos cursos de graduação em Jornalismo e Produção Audiovisual da Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). Ela desenvolve pesquisas relacionadas às práticas cotidianas relacionadas ao consumo e produção de mídia, plataformas de streaming de música e audiovisual, plataformização e cultura algorítmica e como isso impacta as indústrias criativas. Ela lidera o projeto Música e plataformização: a mediação algorítmica do gosto e práticas de consumo por streaming (Universal CNPq/ CNPq/MCTI No 10/2023-2026). Além disso, a pesquisadora é editora-chefe do periódico Brazilian Creative Industries Journal (BCIJ).

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Publicado

2025-08-21

Como Citar

FERREIRA, Amanda Caroline Dörr; VALIATI, Vanessa Amália ´Dalpizol. Consumo de Jornalismo: um olhar sobre a produção científica brasileira do Intercom, Compós e SBPJor. Intexto, Porto Alegre, n. 57, 2025. DOI: 10.19132/1807-8583.57.142688. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/142688. Acesso em: 28 ago. 2025.

Edição

Seção

Artigos

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