SenseMarcia: O humor e a religiosidade esotérica na ambiência da sociedade midiatizada
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583202152.96057Palabras clave:
Humor, Midiatização, Religião, Esoterismo, MultiplataformasResumen
Este trabalho se propõe a analisar o entrelaçamento entre conteúdo humorístico e religioso no canal do Youtube SenseMarcia com o objetivo de identificar quais são as estratégias utilizadas, pelo canal SenseMarcia, para criar conotações de humor ao conteúdo religioso midiatizado criado pela astróloga Márcia Fernandes. Para realizar a pesquisa, como aporte teórico, foram referenciados os autores Hjarvard (2014) e Sbardelotto (2017) para dar conta da noção de midiatização, Hervieu-Léger (2008) para conceituação de secularização e para análise metodológica de três vídeos, por meio da análise de conteúdo em conjunto com as proposições de categorias de humor de Figueiredo (2012). No decorrer do desenvolvimento da pesquisa, foi observado que distintas menções religiosas e terapêuticas são utilizadas pelos proprietários do canal que realizam uma fusão de referências midiáticas, combinando mídias e diferentes assuntos para compor suas estratégias de conferir efeito humorístico.
Descargas
Citas
ASSMANN, Gabriela; QUADROS, Mirian; LOPEZ, Débora Cristina. Análise de Conteúdo nos nas pesquisas brasileiras em comunicação: aplicações e derivações do método. In: BARICHELLO, Eugênia Maria da Rocha; RUBLESCKI, Anelise (org.). Pesquisa em Comunicação: olhares e aborgens. Santa Maria: Facos, 2014.
BERGSON, Henri. O riso. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
DOG name calling. [S. l.: s. n.], 29 mar. 2017. 1 vídeo (ca. 1 min). Publicado pelo canal The Uplifting. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NLVJo2WegLo. Acesso em: 6 nov. 2019.
DUA Lipa trazendo as novas regras do mundo espiritual. [S. l.: s. n.], 13 nov. 2017. 1 vídeo (ca. 1 min). Publicado pelo canal SenseMarcia. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=b2ggR-HJYqc. Acesso em: 6 nov. 2019.
FAILARMY. [S. l.: s. n.], 5 jul. 2011. Canal no Youtube. Disponível em: https://www.youtube.com/user/failarmy/featured. Acesso em: 5 nov. 2019.
FIGUEIREDO, Celso. Porque rimos: um estudo do funcionamento do humor na publicidade. Comunicação e Sociedade, São Paulo, v. 33, n. 57, p. 171-198, 2012.
GIDDENS, Anthony. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.
HERVIEU-LÉGER, Danièle. O peregrino e o convertido: a religião em movimento. Petrópolis: Vozes, 2008.
HJARVARD, Stig. Midiatização: conceituando a mudança social e cultural. Matrizes, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 21-44, 2014.
MÁRCIA Fernandes: home. [S. l.], 2018. Disponível em: http://www.marciafernandes.com.br/site/. Acesso em: 22 jun. 2018.
MATA, María Cristina. De la cultura masiva a la cultura mediática. Diálogos de la comunicación, Lima, p. 80-91, 1999.
POR essa visão a Raven não esperava. [S. l.: s. n.], 13 nov. 2017. 1 vídeo (ca. 1 min). Publicado pelo canal SenseMarcia. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=39zWoS-Vj4g. Acesso em: 1 jul. 2018.
SBARDELOTTO, Moisés. E o verbo se fez rede: religiosidades em reconstrução no ambiente digital. São Paulo: Paulinas, 2017.
SENSEMARCIA. [S. l.: s. n.], 25 ago. 2016. Canal no Youtube. Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UCP6O28ryG2gd4bHufV4kO2w/featured. Acesso em: 29 ago. 2019.
SENSEMARCIA chamando os cachorros. [S. l.: s. n.], 13 nov. 2017. 1 vídeo (ca. 1 min). Publicado pelo canal SenseMarcia. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UuerjLs_bjw. Acesso em: 6 nov. 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Francys Albrecht da Rosa, Aline Roes Dalmolin

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los derechos de autor de los artículos publicados en esta Revista pertenecen a los autores, y los derechos de la primera publicación están garantizados para la revista. Por estar publicados en una revista de acceso libre, los artículos son de uso gratuito, con la atribución apropiada, en las actividades educativas y no comerciales.
La revista utiliza la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0), que permite el intercambio de trabajo con el reconocimiento de la autoría.
Autoarchivo (política de repositorios): se permite a los autores depositar todas las versiones de sus trabajos en repositorios institucionales o temáticos, sin período de embargo. Se solicita, siempre que sea posible, que se agregue la referencia bibliográfica completa de la versión publicada en Intexto (incluido el enlace DOI) al texto archivado.
Intexto no cobra ninguna tarifa por el procesamiento de artículos (article processing charge).