Comunicação política e midiatização: o embate de Bolsonaro com a imprensa
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583202152.98933Palavras-chave:
Encadeamento Midiático, Midiatização, Micromídias, Mídia impressaResumo
O presente artigo discute a estrutura midiática contemporânea e a interação social mediada, por meio do encadeamento midiático que se dá entre o Twitter e a mídia impressa, representada pelos jornais Folha de S. Paulo e O Globo. Para tal, toma-se como objeto o episódio no qual o Presidente Bolsonaro afirmou que a jornalista Míriam Leitão integrava a luta armada durante a Ditadura Militar, questionando o fato de ela ter sofrido tortura durante o regime. Tal acontecimento gerou repercussão na mídia tradicional e nas micromídias – Twitter e Facebook. Para observar a ocorrência do encadeamento midiático entre as redes utilizou-se a Análise de Conteúdo mesclada à Análise de Enquadramento. A abordagem teórica se concentra em dois eixos: a midiatização e a circularidade das mensagens. O trabalho concluiu que as ferramentas digitais, nesse caso o Twitter, viabilizam processos comunicativos de mão dupla e facilita a livre circulação de informações em escala global, ampliando o debate público.
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