Comunicação política e midiatização: o embate de Bolsonaro com a imprensa

Autores

  • Carla Montuori Fernandes Universidade Paulista (UNIP) http://orcid.org/0000-0002-7625-8070
  • Luiz Ademir de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) http://orcid.org/0000-0003-3959-980X
  • Mayra Regina Coimbra Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Deborah Luísa Vieira dos Santos Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583202152.98933

Palavras-chave:

Encadeamento Midiático, Midiatização, Micromídias, Mídia impressa

Resumo

O presente artigo discute a estrutura midiática contemporânea e a interação social mediada, por meio do encadeamento midiático que se dá entre o Twitter e a mídia impressa, representada pelos jornais Folha de S. Paulo e O Globo. Para tal, toma-se como objeto o episódio no qual o Presidente Bolsonaro afirmou que a jornalista Míriam Leitão integrava a luta armada durante a Ditadura Militar, questionando o fato de ela ter sofrido tortura durante o regime. Tal acontecimento gerou repercussão na mídia tradicional e nas micromídias – Twitter e Facebook. Para observar a ocorrência do encadeamento midiático entre as redes utilizou-se a Análise de Conteúdo mesclada à Análise de Enquadramento. A abordagem teórica se concentra em dois eixos: a midiatização e a circularidade das mensagens. O trabalho concluiu que as ferramentas digitais, nesse caso o Twitter, viabilizam processos comunicativos de mão dupla e facilita a livre circulação de informações em escala global, ampliando o debate público.

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Biografia do Autor

Carla Montuori Fernandes, Universidade Paulista (UNIP)

Doutora e Pós-doutora em Ciências Sociais, com ênfase em Comunicação Política pela Pontificia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Paulista (UNIP). Atua como pesquisadora do Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política da PUC-SP

Luiz Ademir de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Docente do curso de Comunicação Social – Jornalismo, da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), e Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCOM-UFJF). Pós-doutorado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Doutor e Mestre em Ciência Política pela IUPERJ, Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Mayra Regina Coimbra, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCOM-UFJF), bolsista CAPES. Mestre em Comunicação pelo PPGCOM/UFJF e graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Deborah Luísa Vieira dos Santos, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Doutoranda em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).  Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

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Publicado

2021-11-05

Como Citar

Fernandes, C. M., L. A. de Oliveira, M. R. Coimbra, e D. L. V. dos Santos. “Comunicação política E midiatização: O Embate De Bolsonaro Com a Imprensa”. Intexto, nº 52, novembro de 2021, p. 98933, doi:10.19132/1807-8583202152.98933.

Edição

Seção

Artigos