A imagem além do tempo: a construção do imaginário do futuro nos produtos midiáticos
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583201740.165-179Palabras clave:
Imaginário. Futuro. Cinema.Resumen
O imaginário tem servido à humanidade como uma grande fonte de especulações para o futuro. Ao longo dos séculos, invenções tidas como impossíveis se tornaram realidade e deixaram os papéis para assumir seus espaços físicos na vida cotidiana das pessoas. Seja nos desenhos de Da Vinci, na
literatura de Júlio Verne ou nos filmes de Méliès, a mídia de ficção científica tem servido como catalisadora para transformações reais da tecnologia e da sociedade, além de nos auxiliar a pensar o próprio presente com base nas nossas projeções do que está por vir. Este texto se debruça sobre o imaginário e algumas expressões midiáticas, em especial o cinema, para apontar uma perspectiva de interpretação de narrativas futurísticas que vai além de seu efêmero momento lúdico de fruição. O ato aparentemente simples de imaginar e
simular o futuro através das mídias, dessa forma, pode se revelar um forte exercício de ensaio da mente humana para aquilo que ela eventualmente alcançará.
Descargas
Citas
: a space odyssey. Direção: Stanley Kubrick. Roteiro: Stanley Kubrick e Arthur Charles Clarke. [S. l.]: Metro-Goldwyn-Mayer; Stanley Kubrick Productions, 1968.
ARISTÓTELES. Poética. 3. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. v. 1.
CAPRA, Fritjof. A ciência de Leonardo da Vinci. São Paulo: Cultrix. 2008.
CHARDIN, Teilhard de. O fenômeno humano. São Paulo: Cultrix. 2004.
CLARKE, Arthur Charles. The sentinel. [S.l.: s.n.], 1951.
DURAND, Gilbert. A imaginação simbólica. São Paulo: Cultrix. 1988.
ECO, Umberto. História das terras e lugares lendários. Rio de Janeiro: Record, 2013.
GOMBRICH, Ernst Hans. A história da arte. 16. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.
HUXLEY, Aldous. Brave New World. [S.l.: s.n.], 1932.
JUNG, Carl Gustav. La psicologia de la transferencia. Buenos Aires: Paidos, 1954.
MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & pós-cinemas. 6 ed. Campinas: Papirus, 2011.
MAD Max. Direção: George Miller. [S. l.]: Kennedy Miller Productions, 1979.
MAD Max 2: the road warrior. Direção: George Miller. [S. l.]: Kennedy Miller Productions, 1981.
MAD Max 3: beyond thunderdome. George Miller. [S. l.]: Kennedy Miller Productions, 1985.
MAD Max: fury road. George Miller. [S. l.]: Kennedy Miller Mitchell; 2015.
MORIN, Edgar. A alma do cinema. In: XAVIER, Ismail. (Org.) A experiência do cinema: antologia. Rio de Janeiro: Graal, 1983.
MORIN, Edgar. O método 04: as idéias. Porto Alegre: Sulina. 1998.
ORWELL, George. 1984. [S.l.: s.n.], 1948.
RYAN, Marie-Laure. Narrative as virtual reality: immersion and interactivity in literature and electronic media. London: The Johns Hopkins University Press, 2001.
TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1992.
VERNE, Jules. Vingt mille lieues sous les mers. [S.l.: s.n.], 1870.
VERNE, Jules. De la Terre à la Lune. [S.l.: s.n.], 1865.
VERNE, Jules. Voyage au centre de la Terre. [S.l.: s.n.], 1870.
WELLS, Herbert Georg. The war of the worlds. [S.l.: s.n.], 1898.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Eduardo Duarte, Nathan Cirino

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los derechos de autor de los artículos publicados en esta Revista pertenecen a los autores, y los derechos de la primera publicación están garantizados para la revista. Por estar publicados en una revista de acceso libre, los artículos son de uso gratuito, con la atribución apropiada, en las actividades educativas y no comerciales.
La revista utiliza la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0), que permite el intercambio de trabajo con el reconocimiento de la autoría.
Autoarchivo (política de repositorios): se permite a los autores depositar todas las versiones de sus trabajos en repositorios institucionales o temáticos, sin período de embargo. Se solicita, siempre que sea posible, que se agregue la referencia bibliográfica completa de la versión publicada en Intexto (incluido el enlace DOI) al texto archivado.
Intexto no cobra ninguna tarifa por el procesamiento de artículos (article processing charge).