Texto autopromocional e suas possibilidades interpretativas
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583201637.329-348Palabras clave:
Comunicação televisual. Semiótica discursiva. Texto autopromocional. Paratextualidade. Intertextualidade.Resumen
O presente trabalho, recorrendo ao aporte teóricometodológico da semiótica discursiva, propõe-se a refletir sobre a estreita relação entre televisão/publicidade, dando atenção especial aos textos produzidos por uma emissora para valorizar o próprio fazer, naquilo que se denomina discurso autopromocional. Nessa ótica, com a base teórica indicada, o estudo prioriza a reflexão em torno do entendimento acerca do sentido e da significação desses textos, incluindo, além da especificidade do texto em exame, o olhar relacional com outros textos e seu modelo, e o entendimento da instância enunciativa e do contexto que lhe serve de fundo. Essa constatação permite recuperar a classificação adotada pelo Grupo de Pesquisa em Comunicação Televisual, que vê a análise, respectivamente, na perspectiva de uma intra, inter e paratextualidade.Descargas
Citas
ANDRES, Fernanda Sagrilo. O Movimento da RBS TV na articulação do social com o promocional. 2012. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.
CASTRO, Maria Lília Dias de. Televisão e publicidade: ações convergentes. In: ENCONTRO COMPÓS, 14., 2005, Niterói. Anais... Niterói, 2005. n. p.
CASTRO, Maria Lília Dias de. Do gênero ao formato promocional televisual. In: DUARTE, Elizabeth Bastos; CASTRO, Maria Lilia Dias de (Org). Comunicação audiovisual: gêneros e formatos. Porto Alegre: Sulina, 2007.
CASTRO, Maria Lília Dias de. Em torno de uma gramática do promocional em televisão. In: SILVEIRA, Ada Cristina Machado; BARICHELLO, Eugênia Maria Mariano da Rocha; LISBÔA FILHO, Flavi Ferreira (et al.). Estratégias midiáticas. Santa Maria: FACOS-UFSM, 2012, p. 115-128.
CASTRO, Maria Lília Dias de; RABAIOLI, Janderle; ANDRES, Fernanda Sagrilo. Entre a publicidade e a promocionalidade: em busca de uma gramática desses fazeres. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 36., 2013, Manaus, Amazonas. Anais... Manaus, 2013.
DUARTE, Elizabeth Bastos. Televisão: desafios teórico-metodológicos. In: BRAGA, José Luiz; LOPES, Maria Immacolata Vassalo de; MARTINO, Luiz Claudio (Org.). Pesquisa empírica em comunicação. São Paulo: Paulus, 2010, p. 227-248.
DUARTE, Elizabeth Bastos; CASTRO, Maria Lília Dias de. Produção midiática: o ir e vir entre teoria, metodologia e análise. In: BARICHELLO, Eugênia Mariano da Rocha; RUBLESCKI, Anelise (Org.). Pesquisa em comunicação: olhares e abordagens. Santa Maria: FACOS, 2014a, p. 67-87.
DUARTE, Elizabeth Bastos; CASTRO, Maria Lília Dias de. Da teoria à aplicação: detalhamento metodológico. Porto Alegre: 2014b. Material didático PPGCOM/UFSM.
ECO, Umberto. Viagem na irrealidade cotidiana. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
FREITAS, Alberto. Produtos de caráter promocional: publicidade, propaganda, marketing social e merchandising. In: DUARTE, Elisabeth Bastos; CASTRO, Maria Lília Dias de (Org.). Televisão: entre mercado e academia II. Porto Alegre: Sulina, 2007.
GREIMAS, Algirdas Julien. A propósito do jogo. Verso e Reverso, São Leopoldo, n. 27, p. 119-123, jul./dez. 1998.
GREIMAS, Algirdas Julien; COURTÉS, Joseph. Dicionário de semiótica. São Paulo: Contexto, 2013.
HJELMSLEV, Louis. Prolegômenos a uma teoria da linguagem. São Paulo: Perspectiva, 1975.
HJELMSLEV, Louis. Ensaios linguísticos. São Paulo: Perspectiva, 1991.
MARCONDES FILHO, Ciro. Televisão: a vida pelo vídeo. São Paulo: Moderna, 1988.
SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de linguística geral. São Paulo: Cultrix, 2012.
SOUZA, Gabriel. Vem aí na Globo: estratégias de divulgação da programação. 2015. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Gabriel Souza, Maria Lília Dias de Castro, Fernanda Sagrilo Andres

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los derechos de autor de los artículos publicados en esta Revista pertenecen a los autores, y los derechos de la primera publicación están garantizados para la revista. Por estar publicados en una revista de acceso libre, los artículos son de uso gratuito, con la atribución apropiada, en las actividades educativas y no comerciales.
La revista utiliza la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0), que permite el intercambio de trabajo con el reconocimiento de la autoría.
Autoarchivo (política de repositorios): se permite a los autores depositar todas las versiones de sus trabajos en repositorios institucionales o temáticos, sin período de embargo. Se solicita, siempre que sea posible, que se agregue la referencia bibliográfica completa de la versión publicada en Intexto (incluido el enlace DOI) al texto archivado.
Intexto no cobra ninguna tarifa por el procesamiento de artículos (article processing charge).