Self-promotional text and its interpretative possibilities

Authors

  • Gabriel Souza Universidade Federal de Santa Maria
  • Maria Lília Dias de Castro Universidade Federal de Santa Maria
  • Fernanda Sagrilo Andres Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201637.329-348

Keywords:

Televisual communication. Discursive semiotics. Selfpromotional text. Paratextuality. Intertextextuality.

Abstract

This study, using the theoretical and methodological approach of discursive semiotics, it is proposed to reflect on the close relationship between television/advertising, paying particular attention to texts produced by a station to value himself do, in what is called self-promoting speech. In this view, with the theoretical basis indicated, the study gives priority to reflection on the understanding of the meaning and significance of these texts, including, besides the text of the specificity test, the relational look to other texts and his model, and understanding the enunciative instance and context that serves as its background. This finding allows to recover the classification adopted by the Research Group in Televisual Communication, which sees the analysis, respectively, from the perspective of an intra, inter and paratextuality .

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Author Biographies

Gabriel Souza, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Franciscano (2013) e Mestrado em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Midiática - Linha: Mídia e Estratégias Comunicacionais da Universidade Federal de Santa Maria (2015). Atualmente é Doutorando do mesmo programa - Linha: Mídia e Identidades Contemporâneas. Integrante do Grupo de Pesquisa em Comunicação Televisual/UFSM. Pesquisa a comunicação, em especial a televisão e seus desdobramentos no atual contexto midiático,trabalhando, sobretudo, com a teoria semiótica greimasiana.

Maria Lília Dias de Castro, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1968), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981), doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo (1990) e pós-doutorado em Comunicação (Televisão e publicidade) pela Universidade de Paris 3, Sorbonne Nouvelle (2006). Coordenação da pesquisa "A utilização estratégica da função promocional na televisão comercial brasileira", desenvolvida no âmbito do PPGCom/UFSM. Coordenação da pesquisa "Comunicação Televisual" - COMTV, integrante dos grupos de pesquisa do CNPq (versão 20/11/2009). Dentro da Comunicação, tem experiência em análise semiótica e discursiva, no tratamento de questões que envolvam o eixo da produção e do discurso, atuando especificamente com temas direcionados às áreas da publicidade, da televisão e, mais recentemente, das novas plataformas digitais. 

Fernanda Sagrilo Andres, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas pela Universidade de Cruz Alta (2007), Especialização em Docência Universitária pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Santiago (2011) e Mestrado em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Midiática - Linha: Mídia e Estratégias Comunicacionais da Universidade Federal de Santa Maria (2012). Atualmente é doutoranda pelo mesmo programa e professora no curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Pampa.

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Published

2016-12-21

How to Cite

Souza, G., M. L. Dias de Castro, and F. Sagrilo Andres. “Self-Promotional Text and Its Interpretative Possibilities”. Intexto, no. 37, Dec. 2016, pp. 329-48, doi:10.19132/1807-8583201637.329-348.

Issue

Section

Articles