Aproximações entre Estética e Comunicação: aberturas possíveis e diálogos entre os conceitos
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583201636.14-29Palabras clave:
Comunicação. Estética. Teoria da Comunicação. Epistemologia.Resumen
O conceito de “estética” é comumente associado à Teoria da Arte ou ao estudo do Belo. No entanto, pelo menos desde os anos 1990 diversos autores vêm buscando por uma articulação da Estética com noções relativas à Comunicação, de modo a estabelecer uma nova dimensão para o conceito de Estética, que vá além da questão artística e sublinhe a perspectiva relacional. Dentro deste trabalho esta possibilidade é desenvolvida a partir de três processos: (1) situar etimologicamente as noções de “Estética” e “Comunicação”, destacando o componente “comum” presente entre ambas; (2) posicionar a noção de Estética discutida dentro do campo da Comunicação, para que finalmente se possa (3) destacar como a categoria ampliada do estético auxilia a ver a comunicação como processo compreensivo e intersubjetivo.
Descargas
Citas
ACKERMAN, M. A natural history of the senses. Londres: Phoenix, 2000.
BAUMGARTEN, A. Estética. Petrópolis: Vozes, 1993.
BAXANDALL, M. Painting and Experience in 15th Century Italy. Oxford: OUP, 1988.
BERG, K. Empathy and movement in Caravaggio’s paintings: a neuroarthistorical approach to spectatorship. Communicare, Johannesburg, v. 9, n. 1, p. 17-32, 2009.
BOURRIAUD, N. Esthétique Relationnelle. Paris: Les Presses Du Réel, 2001.
BRAGA, J. L. Uma teoria tentativa. E-Compós, Brasília, n. 24, jan./jun. 2012.
CAMPBELL, P. Communication Aesthetics. Today’s Speech, Bloomington, summer 1971.
CAUNE, J. Esthétique de la Communication. Paris: PUF, 1997.
CARDOSO FILHO, J. Dilemas estéticos e hermenêuticos da comunicação. Revista Logos, Rio de Janeiro, v. 17, n. 31, p. 19-29, 2009.
COSTA, M. L‘Estetica Della Comunicazione. Roma: Castelvecchi, 1999.
CRUZ, M. T. A estética da recepção e a crítica da razão impura. Revista Comunicação e Linguagens, Lisboa, v. 1, n. 3, p, 75-67, 1986.
FERRARA, L. D'A. A epistemologia de uma comunicação indecisa. In: Encontro da Compós, 22., 2013, Salvador. Anais... Salvador: UFBA, 2013.
FERRARA, L. D’A. A comunicação: da epistemologia ao empírico. In: Encontro da Compós, 23., 2014, Belém. Anais... Belém: UFPA, 2014.
FOREST, F. Ouvre systéme invisible. Paris: Harmattan, 2006.
GOBRY, I. Le vocabulaire Grec de la Philosophie. Paris: Elipses, 2010.
GOMES, M. A. Experiência Estética e Estética da Recepção. Cadernos do IL, Porto Alegre, n. 39, p. 37-45, 2009.
GUIMARÃES, C. G. A experiência estética e a vida ordinária. E-Compós, Brasília, v. 1, n.1, p. 1-13, 2004.
GUIMARÃES, C. O que ainda podemos esperar da experiência estética? In: GUIMARÃES, C.; LEAL, B. S.; MENDONÇA, C. C. Comunicação e Experiência Estética. Belo Horizonte: UFMG, 2006.
JACKS, N. Meios e Audiências II. Porto Alegre: Sulina, 2014.
JACKS, N. Meios e Audiências. Porto Alegre: Sulina, 2008.
JAUSS, H. R. História da Literatura como provocação à Teoria Literária. Lisboa: Vega, 2002.
JENKINS, H. Convergence Culture. Nova York: NYU, 2006.
LEAL, B. S.; GUIMARÃES, C. Experiência estética e experiência mediada. Intexto, Porto Alegre, v. 2, p. 1-14, 2008.
LIMA, L. C. Mimesis e Modernidade. Rio de Janeiro: Graal, 1983.
LIMA, L. C. Mimesis: desafio ao pensamento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998.
LIMA, V. Repensando as teorias da comunicação. In: MELO, J. M. Teoria e pesquisa em comunicação. São Paulo: Intercom; Cortez, 1983.
MAGNAVACCA, S. Lexico Técnico de Filosofía Medieval. Buenos Aires: Miño y Davila, 2005.
MARCONDES FILHO, C. A Comunicação no sentido estrito e o Metáporo.In: Encontro da Compós, 21., 2012, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: UFJF, 2012.
MARCONDES FILHO, C. O conceito de comunicação e a epistemologia metapórica. São Paulo: Paulus, 2010.
MARTINO, L. M. S.; MARQUES, A. C. S. Aproximações e ambivalências epistemológicas da pesquisa que se constitui entre a comunicação e o comunicar. Lumina, Juiz de Fora, v. 8, p. 1-19, 2014.
McLUHAN, M. Understanding Media. Londres: Routledge, 2008.
ONIANS, J. Neuroarthistory. Yale: Yale University, 2008.
PETERS, F. R. Léxico filosófico Grego. Lisboa: Ed. 70, 1983.
SCHAEFFER, J. Adieu à l’esthétique. Paris: Universitaires de France, 2000.
THORBURN, D. Television as an Aesthetic Medium. Critical Studies in Mass Communication, [S.l.], n. 4, p. 161-173, 1987.
WILLIAMS, R. Keywords. Londres: Fontana, 2003.
YAMAMOTO, E. Y. O conceito de comunidade na Comunicação. Revista Famecos, Porto Alegre, v. 21, n. 2, p. 438-458, maio/ago. 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Luis Mauro Sá Martino

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los derechos de autor de los artículos publicados en esta Revista pertenecen a los autores, y los derechos de la primera publicación están garantizados para la revista. Por estar publicados en una revista de acceso libre, los artículos son de uso gratuito, con la atribución apropiada, en las actividades educativas y no comerciales.
La revista utiliza la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0), que permite el intercambio de trabajo con el reconocimiento de la autoría.
Autoarchivo (política de repositorios): se permite a los autores depositar todas las versiones de sus trabajos en repositorios institucionales o temáticos, sin período de embargo. Se solicita, siempre que sea posible, que se agregue la referencia bibliográfica completa de la versión publicada en Intexto (incluido el enlace DOI) al texto archivado.
Intexto no cobra ninguna tarifa por el procesamiento de artículos (article processing charge).