Quantidade é qualidade na comunicação pública

uma análise do espaço social dos tribunais eleitorais no Twitter

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583202253.126456

Palabras clave:

Comunicação pública, Twitter, Justiça eleitoral, Análise de conteúdo, Análise de correspondências múltiplas

Resumen

Este artigo investiga quão similares ou quão diferentes são os tribunais eleitorais com relação ao uso do Twitter como ferramenta de comunicação pública. Analisa os 28 perfis dos tribunais eleitorais no Twitter e 2.047 tweets publicados em duas semanas de 2020. São utilizados dois métodos: a análise de conteúdo e a análise de correspondências múltiplas. Os tweets são classificados em quatro tipos (Tweet; Retweet; Menção; e Resposta) e seis categorias temáticas (Diálogo; Interesse público; Decisões, notícias e checagens; Sessões, eventos e datas comemorativas; Promoção institucional e pessoal; e Outros). Como principal resultado, tem-se as diferenças e similaridades das estratégias de comunicação pública adotadas pelos órgãos, resultado que se fundamenta em um princípio relacional entre quantidade de publicações e qualidade da comunicação pública exercida no Twitter.

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Biografía del autor/a

Maurílio Luiz Hoffmann da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Comunicação (UFRGS). Mestre em Comunicação e Sociedade (UFT). Mestre em Estudos da União Europeia (Uni Salzburg, Áustria), reconhecido no Brasil como Mestrado em Ciência Política (UFMG). Técnico em informática (IFTO). Servidor público efetivo do quadro do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO). Filiado à Associação Brasileira de Comunicação Pública e à  Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Pesquisador vinculado ao MIDIARS - Laboratório de Pesquisa em Mídia, Discurso e Análise de Redes Sociais.

Antônio José Pedroso Neto, Universidade Federal do Tocantins

Sociólogo: doutor em ciências sociais pela UFSCar, estágio sanduíche na EHESS/Paris e pós-doutorado na FACE/CEDEPLAR/UFMG. Professor associado I da UFT. Bolsista de produtividade do CNPq. Especialista em Sociologia Econômica, em Análise Geométrica de Dados e em Análise de Enquadramento. Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR/UFT) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade (PPGCOM/UFT).

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Publicado

2022-11-30

Cómo citar

Silva, M. L. H. da, y A. J. Pedroso Neto. «Quantidade é Qualidade Na comunicação Pública: Uma análise Do espaço Social Dos Tribunais Eleitorais No Twitter». Intexto, n.º 53, noviembre de 2022, p. 126456, doi:10.19132/1807-8583202253.126456.

Número

Sección

Artículos