Roberto De Gaetano: impulseimages and the cinema between the forms and the forces

Authors

  • Bruno Bueno Pinto Leites Universidade Federal do Rio Grande do Sul Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorando
  • Alexandre Rocha da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS Professor Adjunto

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201533.4-14

Keywords:

Impulse-image. Roberto De Gaetano. Gilles Deleuze. Jacques Rancière.

Abstract

Since the early nineties Roberto De Gaetano has been working on the relationship between cinema, aesthetics and philosophy. In this interview, he talks about impulse-images, a concept among Gilles Deleuze`s taxonomy that has remained someway “marginal” although being powerful for understanding a large set of problems, as the body of images, the inscription of a death drive in cinema and the conception of worlds in the act of their own destruction. We also had the opportunity to talk about De Gaetano’s latest works and the difference that he establishes between the cinema of forms and the cinema of forces.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Bruno Bueno Pinto Leites, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorando

Pesquisador na área de Cinema e produtor de audiovisual. Sócio-fundador da Trilhas do Cinema Produções Culturais, sediada na cidade de Pelotas/RS. Doutorando em Comunicação e Informação na UFRGS e Mestre em Ciências da Comunicação pela UNISINOS. Bacharel em Comunicação (UCPel) e Direito (UFPel). Desenvolve pesquisa sobre as figuras da impotência no cinema brasileiro dos anos 2000. Entre 2014 e 2015 realizou período de Doutorado Sanduíche no Institut de recherche sur le cinéma et l`audiovisuel, Sorbonne Nouvelle - Paris 3, com supervisão de Teresa Castro. Em processo de desenvolvimento estão o "Dicionário de Roteiristas do Rio Grande do Sul" (orientador do projeto), contemplado pelo Edital Décio Freitas da Prefeitura de Porto Alegre, e "Sprayssionismo" (produção executiva e roteirização), documentário para a TVE-RS contemplado no Edital Histórias do Sul, da Secretaria de Cultura do RS.

Alexandre Rocha da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS Professor Adjunto

Alexandre Rocha da Silva possui graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), mestrado em Semiótica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1999), doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003), doutorado-sanduíche em Sémiotique - Centre d Étude de La Vie Politique Française (2002) e pós-doutorado na Universite de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (2005-6). Atualmente é pesquisador do CNPq (bolsista produtividade), professor e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Semiótica, Teorias da Comunicação, Audiovisualidades e Micropolíticas. Autor de A dispersão na semiótica das minorias e Comunicação e minorias, também participou da organização de livros, entre os quais Imagem e tecnologias da representação, Audiovisualidades da cultura, Do audiovisual às audiovisualidades: convergência e dispersão nas mídias, Percursos semióticos: significação, codificação, semiose e interface, Semiótica da comunicação, Semiótica e linhas de fuga. Foi editor das revistas Rastros e Em Questão, e sub-editor da Revista Fronteiras. Atualmente é editor da Revista Intexto, coordenador do Grupo de Pesquisa Semiótica da Comunicação da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e coordenador do Diretório CNPq Semiótica e culturas da comunicação (GPESC).

References

BELLOUR, Raymond. Le corps du cinéma. hypnoses, émotions, animalités. Paris: P.O.L., 2009.

BRENEZ, Nicole. De la figure en général et du corps en particulier: l’invention figurative au cinéma. Bruxelles: De Boeck Université, 1998.

DANEY, Serge. Nos amies les images. Libération, Paris, 3 out 1983.

DE GAETANO, Roberto. Passaggi: figure del tempo nel cinema contemporaneo. Roma: Bulzoni, 1996b.

DE GAETANO, Roberto. Il cinema secondo Gilles Deleuze. Roma: Bulzoni, 1996a.

DE GAETANO, Roberto. Il corpo e la maschera. Il grottesco nel cinema italiano. Roma: Bulzoni, 1999.

DE GAETANO, Roberto. Il corpo, la forma e le forze. De Gaetano, Roberto (Org.). La visione e il concetto : Scitti in omaggio a Maurizio Grande. Roma: Bulzoni, 1996c.

DE GAETANO, Roberto. Il visibile cinematografico. Roma: Bulzoni, 2002.

DE GAETANO, Roberto. L’immagine contemporanea. Cinema e mondo presente. Veneza: Marsilio, 2010.

DE GAETANO, Roberto. La potenza delle immagini. Il cinema, la forma e le forze. Pisa: ETS, 2012.

DE GAETANO, Roberto. Le immagini del corpo fra cinema classico, moderno e contemporaneo. In: D`ANGELA, Toni. Corpo a corpo : il cinema e il pensiero. Gennaio: Falsopiano, 2006.

DE GAETANO, Roberto. Lessico del cinema italiano. Forme di rappresentazione e forme di vita. Sesto San Giovanni: Mimesis, 2014.

DE GAETANO, Roberto. Nanni Moretti. Lo smarrimento del presente. Cosenza: Pellegrini, 2011.

DE GAETANO, Roberto. Robert Bresson. Il paradosso del cinema. Roma: Bulzoni, 1998.

DE GAETANO, Roberto. Teorie del cinema in Italia. Calabria: Rubbettino, 2005.

DE GAETANO, Roberto. Politica delle immagini. Su Jacques Rancière. Cosenza: Luigi Pellegrini, 2011.

MOULLET, Luc. Les vertes poubelles de Gilles Deleuze. La lettre du cinéma, n. 15, 2000.

SHAVIRO, Steven. The cinematic body. Minneapolis: University of Minnesota, 1993.

Downloads

Published

2015-08-31

How to Cite

Leites, B. B. P., and A. R. da Silva. “Roberto De Gaetano: Impulseimages and the Cinema Between the Forms and the Forces”. Intexto, no. 33, Aug. 2015, pp. 4-14, doi:10.19132/1807-8583201533.4-14.

Issue

Section

Interview