Public communication in the advocacy of rights for children and youth

Authors

  • Ana Márcia Diógenes Paiva Lima Faculdade 7 de Setembro (CE)
  • Inês Silvia Vitorino Sampaio Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201532.172-193

Keywords:

Public communication. Public sphere. Public policy. Rights. Children and Youth.

Abstract

This paper analyzes how public communication can promote access for children and youth to their rights. It was made in a municipality of the state of Ceará, Brazil, that won all editions of the UNICEF Seal of Approval. The analysis is based on the works of Zémor (2003) and Brandão (2009) in order to discuss public communication, and Faoro (2001), Freyre (2004) and DaMatta (2001) concerning the comprehension of some aspects of the Brazilian political culture. The research was composed by focus groups with teenagers and adults, as well as depth interviews with government officials and communication agencies. Applying the interpretative method for data analysis, it was identified that the municipality has improved the offering and quality of its communication for the rights, however, similar to other municipalities in the country, it still needs a better understanding of people’s demands, so it can develop the media to the purposes of public policies and promote the participation of children and youth in the production of communication.

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Author Biographies

Ana Márcia Diógenes Paiva Lima, Faculdade 7 de Setembro (CE)

Mestra em Planejamento e Políticas Públicas, pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2012), Especialista em Responsabilidade Social pela Faculdade Integrada do Ceará (2004), graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (1985). Foi Diretora de Redação do jornal O Povo (CE), de 1995 a 2000. Atuou no Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, de 2000 a 2013, como Oficial de Comunicação, Coordenadora para os estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, e Chefe da Plataforma do Semiárido. Foi Secretária Adjunta da Cultura do Estado do Ceará (2013/2014), onde integrou a curadoria da XI Bienal Internacional do Livro do Ceará. Atualmente é professora da Faculdade 7 de Setembro (CE), nas disciplinas de Jornalismo Especializado, Projeto Integrado de Jornalismo Impresso e Introdução ao Jornalismo. É também professora em pós-graduações de Assessoria de Comunicação, e consultora em comunicação, responsabilidade social e direitos de crianças e adolescentes.

Inês Silvia Vitorino Sampaio, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1999), com período sanduíche na Westfälische Wilhelms Universität Münster, Alemanha. Em 2008, realizou estágio Pós-Doutoral na Université du Québec à Montréal, UQÀM, Canadá (2008). É Vice-diretora e Coordenadora Acadêmica do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (gestão 2011-2015). Coordenou o projeto de implantacão do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC, no qual é docente vinculada à linha de mídias e práticas socioculturais. É atual vice-presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação em Comunicação - Compós (biênio 2014-2015), tendo sido secretária-geral no biênio 2011-2013 . É autora do livro Televisão, Publicidade e Infância (Annablume, 2004), co-autora do livro Qualidade na Programação Infantil na TV Brasil (Ed.Insular, 2012), tendo ainda organizado as coletâneas Mídia de Chocolate: estudos sobre a relação infância, adolescência e comunicação ( E-papers, 2006) e Comunicação, Cultura e Cidadania (2012), além de ter publicado dezenas de artigos em periódicos da área. Coordena o Grupo de Pesquisa da Relação Infãncia, Juventude e Mídia (GRIM - Núcleo UFC) e o Projeto de Extensão TVez: Educação para o uso crítico da mídia.

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Published

2015-06-05

How to Cite

Lima, A. M. D. P., and I. S. V. Sampaio. “Public Communication in the Advocacy of Rights for Children and Youth”. Intexto, no. 32, June 2015, pp. 172-93, doi:10.19132/1807-8583201532.172-193.

Issue

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