Antifilosofia: Jean Epstein e realismo especulativo

Autores

  • Julio Bezerra Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583202048.229-245

Palavras-chave:

Jean Epstein. Realismo especulativo. Antifilosofia. Teoria dos cineastas. A. N. Whitehead.

Resumo

Este artigo tem como objetivo propor um diálogo entre o cinema e a teoria de Jean Epstein e o realismo especulativo. A interação de forças subjetivas e objetivas no cinema é um campo atraente de investigação para um realista especulativo, e a convicção epsteiniana de que o cinema nos abre para novos domínios do conhecimento do mundo está absolutamente sintonizada com esse movimento filosófico. Ao longo desse diálogo, esboçamos um modo diverso de pensar sobre o cinema: uma “antifilosofia”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julio Bezerra, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Professor do curso de Audiovisual da UFMS. Doutor pela UFF e mestre pela UFRJ. Realizou pesquisa de pós-doutorado na ECO-UFRJ e fez estágio pós-doutoral na Columbia University. Autor do livro Documentário e jornalismo: Propostas para uma cartografia plural. Jornalista e crítico de cinema, colaborou com uma ampla gama de publicações. Curador das retrospectivas de Abel Ferrara, Samuel Fuller e Jean Renoir. Dirigiu os curtas E agora? (2014) e Pontos corridos (2017).

Referências

DELLUC, Louis. Écrits cinématographiques, Tome I: le cinéma et les cinéastes. Paris: Cinémathèque française; Paris: Cahiers du cinéma, 1985.

EPSTEIN, Jean. L'intelligence d'une machine. Paris: Jacques Melot, 1946.

EPSTEIN, Jean. Le cinématographe vu de l’Etna. In: Écrits sur le cinéma, Tome I, 1927-1947. Paris: Cinéma Club/Seghers, 1974.

EPSTEIN, Jean. Bonjour cinema and other writings. Afterimage, London, n. 10, p. 9-38, 1981.

EPSTEIN, Jean. Magnification. In: ABEL, Richard (ed.). French Film Theory and Criticism, 1907-1939: volume 1, 1907-1929. New Jersey: Princeton University Press, 1988a.

EPSTEIN, Jean. The Senses 1. In: ABEL, Richard (ed.). French Film Theory and Criticism, 1907-1939: volume 1, 1907-1929. New Jersey: Princeton University Press, 1988b.

EPSTEIN, Jean. On Certain Characteristics of Photogenie. In: ABEL, Richard (ed.). French Film Theory and Criticism, 1907-1939: Volume 1, 1907-1929. New Jersey: Princeton University Press, 1988c.

EPSTEIN, Jean. Photogénie and the Imponderable. In: ABEL, Richard (ed.). French Film Theory and Criticism, 1907-1939: Volume 2, 1929-1939. New Jersey, Princeton University Press, 1993.

KELLER, Sarah; PAUL, Jason. (ed.). Jean Epstein: critical essays and new translations. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2012.

MEILLASSOUX, Quentin. After Finitude: an essay on the necessity of contingency. London: Continuum Books, 2008.

RANCIÈRE, Jacques. A fábula cinematográfica. Campinas: Papirus, 2013.

SCHNEIDER, James. Cinema seen from the seas: Epstein and the Oceanic. In: KELLER, Sarah; PAUL, Jason. (ed.). Jean Epstein: critical essays and new translations. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2012.

WALL-ROMANA, Christophe. Jean Epstein: corporeal cinema and Film Philosophy. Manchester: Manchester University Press, 2016.

WALL-ROMANA, Christophe. From Lyrosophy to Antiphilosophy: the thought of cinema in Jean Epstein. In: HERZOGENRATH, Bernd (ed.). Film as Philosophy. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2017.

WHITEHEAD, Alfred North. O conceito de natureza. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

WHITEHEAD, Alfred North. Process and reality. New York: Free Press, 1978.

Downloads

Publicado

2020-01-01

Como Citar

Bezerra, J. “Antifilosofia: Jean Epstein E Realismo Especulativo”. Intexto, nº 48, janeiro de 2020, p. 229-45, doi:10.19132/1807-8583202048.229-245.

Edição

Seção

Dossiê Teoria dos cineastas