É possível fazer declarações verdadeiras sobre o mundo através dos videogames? Uma abordagem realista indireta à noção de realismo social em videogames de Alexander Galloway
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583202152.99344Palavras-chave:
Videogames. Alexander Galloway. Realismo Social. Realismo Indireto.Resumo
Nos últimos anos, alguns acadêmicos alegaram que o estudo dos videogames é importante para entender e desafiar o conceito de realismo preconizado pelas antigas teorias da cultura visual. De fato, os videogames têm sido reconhecidos como uma mídia capaz de oferecer novas maneiras de interrogar as teorias tradicionais do realismo. Com base no trabalho seminal de Alexander Galloway, intitulado de Social realism in gaming, o argumento que procuramos avançar aqui é o seguinte: as teorizações desse autor acerca do realismo social nos videogames, juntamente com sua noção de "requisito de congruência", são amplamente baseadas em suposições realistas indiretas. Para tal, assumimos que teoria de social realismo de Galloway é sugestiva de uma forma indireta de correspondência entre: a fidelidade do mundo comum dos jogadores, suas ações derivativas no mundo dos jogos e os modos de representação da realidade objetiva descritos nos videogames.
Downloads
Referências
AARSETH, E. J. Cybertext: perspectives on ergodic literature. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 1997.
AARSETH, E. J. Doors and perception: fiction vs. simulation in games. Intermédialités, [s.l.], n. 9, p. 35-44, 2007.
AYER, A. J. The foundations of empirical knowledge. London: Macmillan, 1953.
BROWN, H. I. Direct realism, indirect realism, and epistemology. Philosophy and Phenomenological Research, [s.l.], v. 52, n. 2, p. 341-363, 1992.
BROWN, H. I. The case for indirect realism. In: WRIGHT, E. (ed.). The case for qualia. Massachusetts: MIT Press, 2008. p. 45-58.
COGBRUN, J.; SILCOX, M. Philosophy trhough video games. New York: Routledge, 2009.
CRANE, T.; FRENCH, C. The problem of perception. The Stanford Encyclopedia of Philosophy, [s.l.], 2017. Disponível em: https://plato.stanford.edu/entries/perception-problem. Acesso em: 15 jan. 2019.
CRAWFORD, C. The art of computer game design: reflections of a master game designer. Berkeley: McGraw-Hill, 1984.
CUMMINS, R. Meaning and mental representation. Massachusetts: MIT Press, 1991.
EGENFELDT-NIELSEN, S.; SMITH, J. H.; TOSCA, S. P. Understanding video games: the essential introduction. New Yourk: Routledge, 2008.
GALLOWAY, A. R. Social realism in gaming. Game Studies, [s.l.], v. 4, n. 1, 2004.
GALLOWAY, A. R. Gaming: essay on algorithmic culture. London: University of Minnesota, 2006.
HUEMER, M. Sense-data. The Stanford Encyclopedia of Philosophy, [s.l.], 2011. Disponível em: https://plato.stanford.edu/entries/sense-data/. Acesso em: 28 jun. 2019.
HUIZINGA, J. Homo ludens: a study of the play-element in culture. Boston: Beacon, 1950.
JAMESON, F. Signatures of the visible. London: Routledge, 1992.
KARHULAHTI, V. M. Suspending virtual disbelief: a perspective on narrative coherence. In: OYARZUN, D.; PEINADO, F.; YOUNG, R. M.; ELIZALDE, A.; MÉNDEZ, G. (eds.). Interactive storytelling. Berlin: Springer, 2012. p. 1-17.
KARHULAHTI, V. M. A kinesthetic theory of videogames: time-critical challenge and aporetic rhematic. Games Studies, [s.l.], v. 13, n. 1, 2013.
KING, G.; KRZYWINSKA, T. Tomb Raiders & Space Invaders: videogame forms & contexts. London, New York: I.B. Tauris, 2006.
LOW, G. S. Understanding realism in computer games through phenomenology. Stanford Computer Science, [s.l.], 2001.
MARTIN, P. Realism and the everyday in digital games. In: PROCEEDINGS OF THE FIRST INTERNATIONAL JOINT CONFERENCE OF DIGRA AND FDG, 2, 2016, Dundee. Proceedings […]. Dundee: Digital Games Research Association and Society for the Advancement of the Science of Digital Games, 2016.
O’BRIEN, D. Objects of perception. The Internet Encyclopedia of Philosophy, [s.l.], 2004.Disponível em: https://www.iep.utm.edu/perc-obj/. Acesso em: 12 mar. 2019.
PAYNE, M. T. Marketing military realism in Call of Duty 4: Modern Warfare. Games and Culture, [s.l.], v. 7, n. 4, p. 305-327, 2012.
RUSSELL, B. The problems of philosophy. New York: Oxford University Press, 2012.
SAYER, A. Realism and social science. London: Sage Publications, 2000.
SCHWARTZ, R. "The" problems of representation. Social Research, [s.l.], v. 51, n. 4, p. 1047-1064, 1984.
SILINS, N. Seeing through the “veil of perception”. Mind, [s.l.], v. 120, n. 478, p. 329-367, 2011.
WARD, A. Direct and indirect realism. American Philosophical Quarterl, [s.l.],v. 13, n. 4, p. 287-294, 1976.
WARNER, M. B. Never just a game: how the interplay of video games and the "real" world complicates boundaries in Rushdie's Luka and the fire of life. 2012. (Mestrado em Artes) - Agriculture and Applied Science Faculty, North Dakota State University, Fargo, 2012.
WHEELER, M. The problem of representation. In: GALLAGHER, S.; SCHMICKING, D. (eds.). Handbook of phenomenology and cognitive science. Berlin: Springer, 2010. p. 318-336.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Francisco Ricardo Bezerra Fonseca, Debora Coutinho Paschoal Dourado

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.