Só preto sem preconceito
Palavras-chave:
Negro-mestiço. Narrativa imagética. Identidade/Alteridade.Resumo
Este trabalho realiza um passeio analítico pela narrativa imagética elaborada por jornais impressos de grande circulação, a fim de constatar a forma como negro-mestiços são representados nesses discursos de indubitável força. A análise de tais imagens será comparada a outra narrativa imagética: aquela estampada em livros didáticos de história. O trabalho constata a recorrência de certos padrões de representação visual que em nada contribuem para a construção de uma imagem positiva acerca do negro. É importante destacar o papel de tais narrativas na tessitura de identidades, permanentemente modificadas por interpelações discursivas. O papel dessas narrativas vê-se reforçado em tempos de valorização da imagem, especialmente em um país com grande número de não-leitores de textos. A última parte do texto busca levantar algumas possibilidades alternativas de um outro tipo de representação deste Outro.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC 4.0), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.
Auto-arquivamento (política de repositórios): autores têm permissão para depositar todas as versões de seus trabalhos em repositórios institucionais ou temáticos, sem embargo. Solicita-se, sempre que possível, que a referência bibliográfica completa da versão publicada na Intexto (incluindo o link DOI) seja adicionada ao texto arquivado.
A Intexto não cobra qualquer taxa de processamento de artigos (article processing charge).