O tempo da escuta musical

o ao vivo na música a partir da dimensão temporal da escuta conexa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583.55.130524

Palavras-chave:

escuta conexa, aovivismo musical, shows online, plataformas digitais

Resumo

O presente trabalho propõe uma reflexão sobre a dimensão temporal da escuta conexa a partir do “aovivismo” musical. Entenderemos a escuta conexa, não como um modo particular de se escutar e consumir música, mas como um modo de entender a escuta musical em sentido mais amplo atentando para suas camadas “não-musicais”, ou seja, como uma prática comunicacional acionada através do engajamento entre o corpo humano e tecnologias de reprodução em regimes de conectividade em rede e através de plataformas digitais. Com base em três breves relatos de transmissões de shows recentes e seus desdobramentos nas mídias sociais propõe-se um debate sobre o “ao vivo” na música além uma condição técnica da gravação e transmissão, mas, sim, como um efeito construído através de agenciamentos das assincronias e temporalidades complexas da performance gravada, entendendo a escuta musical como um elemento temporalizador e agenciador de um tempo presente.

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Publicado

2023-08-10

Como Citar

Pires, V. de A. N. “O Tempo Da Escuta Musical: O Ao Vivo Na Música a Partir Da dimensão Temporal Da Escuta Conexa”. Intexto, nº 55, agosto de 2023, doi:10.19132/1807-8583.55.130524.

Edição

Seção

Artigos