“Vaza, Falsiane!”: iniciativa de letramento midiático contra notícias falsas em redes sociais

Autores

  • Ivan Paganotti Mestrado Profissional em Jornalismo - FIAM - FAAM
  • Leonardo Moretti Sakamoto PUC-SP
  • Rodrigo Pelegrini Ratier Faculdade Cásper Líbero

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583202152.94227

Palavras-chave:

Educomunicação, Notícias falsas, Jornalismo, Redes sociais, Comunicação

Resumo

A proliferação de informações falsas em redes sociais online criou um cenário de desconfiança em relação às fontes informativas. A preocupação em relação à ameaça de notícias falsas se tornou um terreno fértil para demandas coletivas por propostas para combater a desinformação. Esta pesquisa avalia a proliferação de sites de checagem de fatos, ameaças de controle legal e alterações técnicas em algoritmos de redes sociais, contrastando essas estratégias com o potencial de iniciativas baseadas na educomunicação. Para isso, foi analisado um panorama de propostas de educação midiática já existentes em diferentes plataformas (canais de vídeo, páginas multimídia, oficinas presenciais, curso online aberto e massivo [MOOC, da sigla em inglês “Massive Open Online Course”] sincrônico ou não), comparado suas possibilidades de empoderamento por meio da interatividade, participação e engajamento do público. Em resposta às lacunas nesse campo, foi desenvolvido um novo mecanismo de combate à desinformação usando dos princípios da educomunicação, mas ocupando o mesmo espaço de proliferação das notícias falsas – as redes sociais – e usando seus formatos específicos para lutar contra as fake news em seu próprio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Paganotti, Mestrado Profissional em Jornalismo - FIAM - FAAM

Docente do Mestrado Profissional em Jornalismo do FIAM-FAAM. Doutor em ciências da comunicação pela USP, com estágio doutoral na Universidade do Minho (Braga/Portugal), com bolsa Capes (2014) e pesquisador do Midiato/ECA-USP.

Leonardo Moretti Sakamoto, PUC-SP

Docente do Departamento de Jornalismo da PUC-SP. Doutor em ciência política pela USP, é coordenador geral da ONG Repórter Brasil e foi visiting scholar do Departamento de Ciência Política da New School for Social Research, em Nova Iorque (2015-2016).

Rodrigo Pelegrini Ratier, Faculdade Cásper Líbero

Docente do curso de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero. Doutor em educação pela USP, com estágio doutoral na Université Lumière Lyon 2 (França), com bolsa Capes (2015)

Referências

ALLCOTT, Hunt; GENTZKOW, Matthew. Social Media and Fake News in the 2016 Election. Journal of Economic Perspectives, Nashville, v. 31, n. 2, p. 211-36, 2017.

AOS FATOS. Estes quadrinhos vão ajudá-lo a descobrir se uma informação é verdadeira ou falsa. São Paulo: Aos Fatos, 28 mar. 2018a.

AOS FATOS. Robô checadora do Aos Fatos começa a operar no Twitter. São Paulo: Aos Fatos, 18 jul. 2018b.

BETIM, Felipe. Após torrente de críticas, Temer vetará censura nas redes na campanha de 2018. El País, São Paulo, 6 out. 2017.

BUCCI, Eugenio. Pós-política e corrosão da verdade. USP, São Paulo, n. 116, p. 19-30, 2018.

BUCKINGHAM, David. Media education: literacy, learning and contemporary culture. Cambridge: Polity, 2003.

CANAL FUTURA. Fake News: é falso ou é notícia. [S. l.: s. n.], 2018.

CAPRINO, Mônica Pegurer; MARTÍNEZ-CERDÁ, Juan-Francisco. Alfabetización mediática en Brasil: experiencias y modelos en educación no formal. Comunicar, Huelva, v. 24, n. 49, p. 39-48, 2016.

CITELLI, Adilson. Comunicação e educação: convergências educomunicativas. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, v. 7, n. 19, p. 67-85, 2010.

COSTA, Andriolli de Brites da. Não há fatos contra argumentos. A falha da atestação da Verdade como validador do Jornalismo. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM JORNALISMO, 17., 2019, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: UFG, 2019. p. 1-16.

ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. São Paulo: Perspectiva, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Educar com a mídia: novos diálogos sobre educação. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FUNKE, Daniel. A guide to anti-misinformation actions around the world. [S. l.]: Poynter, 24 July 2018.

HAIGH, Maria; HAIGH, Thomas; KOZAK, Nadine. Stopping fake news. Journalism Studies, Abingdon, v. 19, n. 14, p. 2062-2087, 2017.

HARVEY, Lauren; PALESE, Emily. #NeverthelessMemesPersisted: building critical memetic literacy in the classroom. Journal of Adolescent & Adult Literacy, Newark, v. 62, n. 3, p. 259-270, 2018.

IRELAND, Sonnet. Fake news alerts: teaching news literacy skills in a meme world. The Reference Librarian, Abingdon, v. 59, n. 3, p. 122-128, 2018.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

KNIGHT CENTER. Knight Center for Journalism in the Americas. [S. l.]: Knight Center, 2020.

LESSIG, Lawrence. Code version 2.0. New York: Basic books, 2006.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Heredando el futuro: pensar la educación desde la comunicación. Nómadas, Bogotá, n. 5, p. 10-22, 1996.

MATTELART, Armand; MATTELART, Michèle. História das teorias da comunicação. São Paulo: Edições Loyola, 2011.

M&M. Iniciativas para combater notícias falsas: Facebook, Google e Twitter utilizam automação para lidar com o tema. [S. l.]: Meio & Mensagem, 2 jan. 2017.

OLIVEIRA, Felipe Moura de; OSÓRIO, Moreno Cruz; HENN, Ronaldo Cesar. Agir cartográfico: proposta teórico-metodológica para compreensão e exercício do jornalismo em rede. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO, 26., 2019, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: PUC-RS, 2019. p. 1-20.

OROZCO-GÓMEZ, Guilhermo. “Comunicação, educação e novas tecnologias: tríade do século XXI”. In: CITELLI, Adilson; COSTA, Maria Cristina (org.). Educomunicação: construindo uma nova área do conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011. p. 159-174.

PERUZZO, Cecilia Maria Krohling. Epistemologia e método da pesquisa-ação: uma aproximação aos movimentos sociais e à comunicação. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 25., 2016, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: UFG, 2016. p. 1-22.

POYNTER. Hands-on fact-checking: a short course. [S. l.]: Poynter News University, 2020. Disponível em: https://www.poynter.org/shop/fact-checking/handson-factchecking. Acesso em 9 nov. 2020.

RIBEIRO, Márcio Moretto; ORTELLADO, Pablo. O que são e como lidar com as notícias falsas. SUR: revista Internacional de Direitos Humanos, São Paulo, v. 15, n. 27, p. 71-83, 2018.

SETHLEWIS.ORG. Introducing a new course for a critical moment in media literacy. [S. l.: s. n.], 26 Sept. 2017.

SILVA, Carlos Eduardo Lins da. Imprensa livre é remédio contra 'fake news'. São Paulo: Rádio USP, 2 abr. 2018.

SMOOTH, Jay. Crash Course Media Literacy Preview. [S. l.: s. n.], 2018. 1 vídeo (112 min). Publicado pelo canal CrashCourse.

SOUZA, Rafael Bellan Rodrigues de. “Fake news”, pós-verdade e sociedade do capital: o irracionalismo como motor da desinformação jornalística. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM JORNALISMO, 16., 2018, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: FIAM-FAAM, 2018. p. 1-15.

SPAGNUOLO, Sérgio. Como fazer sua própria checagem de fatos e detectar notícias falsas. São Paulo: Aos Fatos, 24 nov. 2016.

SUNSTEIN, Cass. A verdade sobre os boatos: como se espalham e por que acreditamos neles. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

TANDOC JUNIOR, Edson; LIM, Zheng Wei; LING, Richard. Defining 'fake news': a typology of scholarly definitions. Digital Journalism, Abingdon, v. 6, n. 2, p. 137-153, 2017.

THENÓRIO, Iberê; FULFARO, Mariana. Manual do mundo. [S. l.: s. n.], 2008. Canal do YouTube.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2011.

THIOLLENT, Michel; OLIVEIRA, Lídia. Participação, cooperação, colaboração na relação dos dispositivos de investigação com a esfera da ação sob a perspectiva da pesquisa-ação. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA, 5., 2016, Porto. Anais [...]. Porto: Universidade Lusófona do Porto, 2016. p. 357-366.

VAZA, FALSIANE! Você conhece os 7 pecados capitais das fake news? São Paulo, 18 ago. 2018a. Facebook: Curso Vaza, Falsiane! @cursovazafalsiane.

VAZA, FALSIANE! Teste: dá para acreditar? São Paulo, 19 ago. 2018b. Facebook: Curso Vaza, Falsiane! @cursovazafalsiane.

VAZA, FALSIANE! Homepage. São Paulo: Vaza, Falsiane!, 2019.

WARDLE, Clair. Fake news. It's complicated. Cambridge: First Draft, 16 Feb. 2017.

WERNER, Jack. Como checar boatos em 9 passos. São Paulo: Aos Fatos, 7 abr. 2017.

Downloads

Publicado

2021-04-26

Como Citar

Paganotti, I., L. M. Sakamoto, e R. P. Ratier. “‘Vaza, Falsiane!’: Iniciativa De Letramento midiático Contra notícias Falsas Em Redes Sociais”. Intexto, nº 52, abril de 2021, p. 94227, doi:10.19132/1807-8583202152.94227.

Edição

Seção

Artigos