Voyeurismo televisivo, Reality Shows e brasilidade televisiva

Autores

  • Suzana Kilpp Unisinos

Palavras-chave:

Reality shows. Voyeurismo televisivo. Brasilidade televisiva.

Resumo

Nos últimos anos assistimos a um boom de reality shows na mídia e na produção acadêmica especializada no tema. Permanece, entretanto, uma lacuna epistemológica quanto às técnicas e estéticas (relacionadas a sua vez às gramáticas televisuais) que a TV utiliza nesses programas para enunciar sentidos éthicos ao seu próprio voyeurismo, que vai muito além dos reality shows, tendo repercussões sobre o imaginário social de transparência e vigilância, e sobre o redesenho do espaço público e do espaço privado. Nessa lacuna o artigo situa o debate dos reality shows brasileiros na perspectiva das gramáticas televisuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzana Kilpp, Unisinos

Doutorado em Ciências da Comunicação. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil. Mestrado em História. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC/RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2008-04-20

Como Citar

Kilpp, S. “Voyeurismo Televisivo, Reality Shows E Brasilidade Televisiva”. Intexto, nº 10, abril de 2008, p. 37-50, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/3637.

Edição

Seção

Artigos