Programa Nacional do Livro Didático e sistemas privados de ensino: a atuação da Somos Educação

Autores

  • Luciana Sardenha Galzerano Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas/SP

DOI:

https://doi.org/10.17648/fineduca-2236-5907-v6-67673

Palavras-chave:

Somos Educação. Livro Didático. PNLD. Sistema Privado de Ensino. Privatização.

Resumo

Objetiva-se apresentar a atuação de grandes grupos empresariais em duas políticas nacionais referentes ao fornecimento de material didático: Programa Nacional do Livro Didático e adoção de Sistemas Privados de Ensino, no período 2010-2015. Para tanto, apresentar-se-á o caso da Somos Educação, considerada a maior empresa brasileira atuante na educação básica do país. As informações foram coletadas nos sítios eletrônicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, da Somos Educação e da mídia de abrangência nacional. Nota-se uma tendência de privatização que expressa movimento global pelo qual o campo dos direitos sociais, garantidos por meio de políticas públicas, e em especial a educação básica, tem se convertido em campo de negócios.

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Biografia do Autor

Luciana Sardenha Galzerano, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas/SP

Luciana Sardenha Galzerano é licenciada em Pedagogia pela Unicamp. Atualmente cursa o Mestrado em Educação na área de concentração Políticas, Administração e Sistemas Educacionais na Unicamp, com financiamento da Fapesp.

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Publicado

2016-12-07

Como Citar

Galzerano, L. S. (2016). Programa Nacional do Livro Didático e sistemas privados de ensino: a atuação da Somos Educação. FINEDUCA - Revista De Financiamento Da Educação, 6. https://doi.org/10.17648/fineduca-2236-5907-v6-67673

Edição

Seção

Artigos