Carreira, salário e condições de trabalho docente: os efeitos do Fundeb na política de valorização dos professores em dois municípios paraenses.

Autores/as

  • Eldra Carvalho da Silva Universidade Federal do Pará

Palabras clave:

FUNDEB, Trabalho Docente, Valorização Docente

Resumen

Este artigo apresenta considerações sobre os efeitos do FUNDEB na política salarial dos professores da rede municipal, nos municípios de Oriximiná e Óbidos, localizados na região Oeste do Estado do Pará. O presente estudo é parte integrante da Dissertação de Mestrado que estudou os efeitos do FUNDEB na política salarial dos professores de dois municípios do Oeste paraense, usando como base de análise a categoria “valorização docente”. Este estudo procurou responder principalmente às seguintes indagações: com a implementação do FUNDEB e do Piso Salarial Nacional houve modificações na política de valorização dos professores da rede municipal? Quais as iniciativas tomadas pelos governos de Oriximiná e de Óbidos de modo a garantir uma política de valorização do profissional do magistério a partir da implementação do FUNDEB? O objetivo central foi identificar os possíveis impactos desse fundo no salário dos professores. A pesquisa, de cunho qualitativo, caracteriza-se como um estudo de caso coletivo, cujo resultado mostrou que o FUNDEB ainda não se revelou como instrumento de valorização do profissional do magistério da Educação Básica nos municípios estudados. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2012-11-21

Cómo citar

da Silva, E. C. (2012). Carreira, salário e condições de trabalho docente: os efeitos do Fundeb na política de valorização dos professores em dois municípios paraenses. FINEDUCA - Revista De Financiamento Da Educação, 2. Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/51387

Número

Sección

Artículos