Carreira, salário e condições de trabalho docente: os efeitos do Fundeb na política de valorização dos professores em dois municípios paraenses.
Palabras clave:
FUNDEB, Trabalho Docente, Valorização DocenteResumen
Este artigo apresenta considerações sobre os efeitos do FUNDEB na política salarial dos professores da rede municipal, nos municípios de Oriximiná e Óbidos, localizados na região Oeste do Estado do Pará. O presente estudo é parte integrante da Dissertação de Mestrado que estudou os efeitos do FUNDEB na política salarial dos professores de dois municípios do Oeste paraense, usando como base de análise a categoria “valorização docente”. Este estudo procurou responder principalmente às seguintes indagações: com a implementação do FUNDEB e do Piso Salarial Nacional houve modificações na política de valorização dos professores da rede municipal? Quais as iniciativas tomadas pelos governos de Oriximiná e de Óbidos de modo a garantir uma política de valorização do profissional do magistério a partir da implementação do FUNDEB? O objetivo central foi identificar os possíveis impactos desse fundo no salário dos professores. A pesquisa, de cunho qualitativo, caracteriza-se como um estudo de caso coletivo, cujo resultado mostrou que o FUNDEB ainda não se revelou como instrumento de valorização do profissional do magistério da Educação Básica nos municípios estudados.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
- Los autores mantienen los derechos autorales y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no-exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores tienen permiso y son estimulados a publicar y distribuir su trabajo online (ej.: en repositorios institucionales o en su página personal) a cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que eso puede generar alteraciones productivas, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (Vea El Efecto del Acceso Libre).