Remuneração dos professores no Paraná: uma análise das condições de vencimento inicial na rede estadual de ensino e na rede municipal de ensino de Curitiba

Autores/as

  • Juliana Subirá Universidade Federal do Paraná
  • Marina Godoy Universidade Federal do Paraná

Palabras clave:

Políticas Educacionais, Remuneração dos Professores, Paraná

Resumen

A remuneração dos professores do magistério público tem perpassado as políticas educacionais das últimas décadas, assim como o atrelamento da valorização docente com a remuneração destes profissionais da educação nas legislações. Partindo da Constituição Federal de 1988, que menciona o piso salarial profissional nacional aos profissionais da educação como um dos objetivos à valorização do magistério, temos três políticas educacionais, que fazem referência à remuneração do magistério público: FUNDEF, FUNDEB e PSPN. Este artigo se propõe à análise do cotejamento das políticas nacionais com a estadual do Paraná e a municipal da capital, quanto ao vencimento inicial dos professores do ensino fundamental. 

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Publicado

2012-11-21

Cómo citar

Subirá, J., & Godoy, M. (2012). Remuneração dos professores no Paraná: uma análise das condições de vencimento inicial na rede estadual de ensino e na rede municipal de ensino de Curitiba. FINEDUCA - Revista De Financiamento Da Educação, 2. Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/51385

Número

Sección

Artículos