Quilombolas: experiências de acesso e permanência no Ensino Superior

Authors

Keywords:

Educação Superior, Quilombola, Educação do/no campo

Abstract

A Lei n° 12.711 de 2012 trata da garantia de ingresso ao Ensino Superior para estudantes quilombolas, após mais de uma década, ainda percebemos um número muito reduzido de estudantes quilombolas, povos do campo, na academia. Muitos enfrentam dificuldades para o acesso e permanência no Ensino Superior, o que envolve questões para além da disponibilização das cotas. Aqui problematizaremos as narrativas sobre as experiências e realidades de três estudantes e três egressos que vivem no Quilombo de Casca (comunidade situada no Terceiro Distrito de Mostardas/RS), por meio de entrevistas realizadas individualmente. Nosso objetivo foi buscar compreender as vivências de acesso e permanência no Ensino Superior a partir das experiências de um/uma quilombola, morador/a do/no campo. Os desdobramentos dessa pesquisa mostraram a existência de diversos aspectos e obstáculos ligados às realidades dos sujeitos no que se refere a possibilidade de ingresso e conclusão de cursos de graduação. Os relatos apontam dificuldades no uso das tecnologias, na disponibilidade de internet no quilombo, na falta de conhecimento das políticas públicas e na própria compreensão do vocabulário acadêmico. Ao conhecer as realidades vividas por estudantes quilombolas, buscamos criar um outro espaço para pensar práticas sociais e culturais voltadas ao ensino e educação no/do campo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Neila Seliane Pereira Witt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Doutora em Educação em Ciências

Professora Adjunta do Departamento Interdisciplinar, UFRGS. Desenvolve atividades de ensino e pesquisa no Curso de Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza e atua como professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, ICBS, UFRGS (Linha de pesquisa - Implicações das práticas científicas na constituição dos sujeitos e de currículos) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Sociedade Brasileira de Física, Campus Litoral Norte, UFRGS (Linha de pesquisa voltada a investigação de processos de ensino e aprendizagem na escola e no laboratório de pesquisa). Doutora em Educação em Ciências pelo PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (ICBS/ UFRGS, 2013) e Mestre pelo mesmo Programa de Pós-Graduação (2007). Possui Bacharelado em Biologia Molecular e Licenciatura em Ciências Biológicas (UFRGS, 2004). No entrecruzamento de currículos, culturas, ciências e sociedades, busca conhecer e problematizar a implicação de práticas escolares, de materiais didáticos, de pedagogias culturais e de espaços educativos na constituição de saberes vinculados ao campo das ciências, saúde e ensino. Atualmente tem se dedicado aos temas: formação de professores, introdução à docência, estratégias de ensino-aprendizagem, modalidades didáticas e processos avaliativos no ambiente escolar, estudos de gênero e sexualidade, ambiente de pesca e movimentos sociais relativos aos povos do campo no Litoral Norte, aproximações possíveis entre a academia e a comunidade, a produtividade de práticas socioculturais no ensino-aprendizagem de temáticas envolvendo: o saber científico, a educação especial/inclusiva, a medicalização, a promoção de saúde, as compreensões de corpo e de seus processos constitutivos (um corpo biológico e cultural sujeito a disciplinarização, homogeneização, naturalização, objetificação...), noções sobre o viver/morrer (biotecnologias, tecnociência, eutanásia, gravidez na adolescência, aborto, leis e políticas).

Sirlei da Rosa Lemos

Licenciada em Educação do Campo – Ciências da Natureza.

Sabrina Farias Rodrigues, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL/Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Faculdade Cenecista de Osório - FACOS (2013), Pós-graduação em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS (2017),Pós-graduação em Especialização para Professores de Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2018), Pós- graduação em Supervisão Escolar pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI (2021) e Pós- graduação em Coordenação Pedagógica pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI (2022). Mestra em Mestrado Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2020). Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (ingresso em 2021). Atualmente é professora das redes municipais de Ensino, atuando nos municípios de Tramandaí e Capão da Canoa. Tem experiência em ensino de Matemática e ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: prática pedagógica, uso de tecnologia na educação, Educação Especial, Educação Inclusiva e Atendimento Educacional Especializado.

Published

2025-08-19