Influência da granulometria sobre a reatividade pozolânica do resíduo de bloco cerâmico utilizando Teste R³
Palavras-chave:
Resíduo cerâmico, Materiais cimentícios suplementares, Reatividade pozolânica, Cimentos compostosResumo
A inclusão do Resíduo de Bloco Cerâmico (RBC) como Material Cimentício Suplementar (MCS) demanda um processo de beneficiamento orientado pela reatividade do material. Nesse sentido, o presente estudo avaliou a influência do tamanho de partículas sobrereatividade pozolânicado RBC. O RBC, com cinco distribuições granulométricas distintas, foi comparado ao metacaulim, argila natural e resíduo de porcelanato (RP). A avaliação da pozolanicidade baseou-se no teste R3, utilizando calorimetria isotérmica, quantificação do teor de água combinada, resistência à compressão e análise por DRX/Rietveld das pastas de cimentos tipo CPII-Z e CPIV. A redução do diâmetro D90% do RBC de 33 para 11 µm aumentou50% na reatividade pozolânica. No entanto, para D90% inferiores a 11 µm, o incremento na reatividade (<2%) pode não justificar os custos associados ao prolongamento da moagem. Os resultados evidenciaram a viabilidade na utilização do teste R³ e a importância do beneficiamento orientado pela reatividade, otimizando o potencial de reciclagem de novos materiais na produção de cimentos compostos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621