Influência da densificação da sílica ativa nas propriedades de materiais cimentícios

Autores

  • Yuri Sotero Bomfim Fraga Universidade de Brasília (UnB) https://orcid.org/0000-0002-0426-4615
  • Lucas Martins Gontijo Soares Universidade de Brasília
  • Valdirene Maria Silva Capuzzo Universidade de Brasília

Palavras-chave:

cimento Portland, materiais pozolânicos, microestrutura, sílica ativa densificada, sílica ativa não densificada

Resumo

A sílica ativa é comercializada na forma densificada (SD), quando submetida ao beneficiamento por aglomeração das partículas para reduzir seu volume durante o transporte, ou não densificada (SND), quando esse processo não ocorre. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo avaliar se a densificação da sílica ativa pode influenciar nas propriedades dos materiais cimentícios. Para isso, foi verificado o efeito da substituição de 10% do cimento Portland CP V-ARI pelas sílicas densificada e não densificada. Foi realizado o ensaio de resistência à compressão dos microconcretos aos 1, 3, 7, 14 e 28 dias. Para explicar o comportamento mecânico dos microconcretos, foram realizados os ensaios de difração de raios X (DRX) e microscopia eletrônica de varredura (MEV) com espectroscopia por dispersão de energia (EDS) nas pastas de cimento. Devido ao menor tamanho das partículas e à maior superfície específica da SND em comparação com a SD, houve alteração na microestrutura das pastas de cimento. A SND proporcionou maior consumo do hidróxido de cálcio (CH) e menor relação cálcio/sílica (Ca/Si) da matriz cimentícia, resultando em maior resistência à compressão do microconcreto com SND em relação à SD. Dessa forma, conclui-se que a SND é mais eficaz quando utilizada na produção de materiais cimentícios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yuri Sotero Bomfim Fraga, Universidade de Brasília (UnB)

Doutorando (início em março/2019 e previsão de conclusão em dezembro/2022) e mestre (2019) em Estruturas e Construção Civil pela Universidade de Brasília - UnB. Pós-graduado em Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Candido Mendes - UCAM (2018), bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Tiradentes - UNIT (2016) e graduado em Inglês pelo Fisk (2012). Possui experiência na construção, orçamento e planejamento de conjuntos habitacionais populares, edificações verticais de alto padrão e Obras de Arte Especiais - OAEs, além de atuação como docente nas disciplinas Hidráulica, Projeto Arquitetônico, Instalações Elétricas, Instalações Hidráulicas, Prevenção e Combate de Incêndio e SPDA e Materiais de Construção I e II. Em 2019 atuou como professor substituto do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da UnB na área de sistemas construtivos e materiais de construção e atualmente desenvolve projetos de engenharia (arquitetônico, elétrico, hidrossanitário e combate a incêndio) com auxílio dos softwares Revit, QiElétrico e QiHidrossanitário. Os principais temas de pesquisa são: materiais cimentícios suplementares, nanomateriais, materiais cimentícios de alto desempenho, microestrutura do concreto e propriedades reológicas de materiais cimentícios. Contato: yurisotero.engcivil@gmail.com

Lucas Martins Gontijo Soares, Universidade de Brasília

Engenheiro Civil formado pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é servidor público no Distrito Federal (DF).

Valdirene Maria Silva Capuzzo, Universidade de Brasília

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Engenharia de Estruturas pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é professora adjunta da Universidade de Brasília, no departamento de Engenharia Civil e Ambiental. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Materiais de Construção Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: Concreto convencional, concretos especiais, durabilidade de estruturas de concreto e reaproveitamento de resíduos sólidos da construção civil. 

Downloads

Publicado

24.05.2021

Como Citar

FRAGA, Y. S. B.; SOARES, L. M. G.; CAPUZZO, V. M. S. Influência da densificação da sílica ativa nas propriedades de materiais cimentícios. Ambiente Construído, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 229–242, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/100274. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos