Estudo do comportamento reológico de pastas de cimento contendo resíduo catalítico de petróleo por squeezeflow e reometria rotacional
Palavras-chave:
Pasta de cimento, reologia, tempo de pega, EcatResumo
O craqueamento catalítico em leito fluidizado (FCC) é usado para melhorar a eficiência do refino de petróleo e o resíduo catalítico gerado é denominado como “catalisador de equilíbrio” (Ecat). O seu uso em matrizes cimentícias vem sendo estudado por diversos laboratórios de pesquisas internacionais, avaliando a sua influência na pozolanicidade, comportamento mecânico, formação de produtos hidratados e durabilidade. Entretanto, sua influência na reologia de pastas de cimento ainda é pouco conhecida. Neste trabalho foi avaliada a influência do Ecat no comportamento reológico de pastas de cimento utilizando teores de substituição do cimento pelo resíduo em 10%, 20%, 30% e 40% em massa. Foram avaliados o tempo de pega e o comportamento reológico ao longo do tempo por meio dos ensaios de mesa de consistência, squeezeflow e reometria rotacional. Os resultados mostraram que o uso do Ecat influenciou no tempo de pega e no comportamento reológico das pastas estudadas. O módulo de fluidez proposto para o ensaio de squeezeflow se mostrou eficiente na análise do comportamento reológico das pastas estudadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direito autoral (Copyright)
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Ambiente Construído. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.