O projeto da habitação de interesse social e a sustentabilidade social

Autores

  • Antônio Tarcísio da Luz Reis Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maria Cristina Dias Lay Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

projeto da habitação, habitação de interesse social, sustentabilidade social

Resumo

O objetivo deste artigo é reforçar a importância da sustentabilidade social para o projeto da habitação de interesse social e apontar recomendações projetuais que possuam o potencial de qualificar a habitação de interesse social, com base em investigações realizadas. A qualidade das soluções arquitetônicas envolvendo os aspectos estéticos e funcionais do projeto da habitação social determina a eficiência com que o projeto responde às necessidades de seus usuários.  Projetos habitacionais para a população de baixa renda da região metropolitana de Porto Alegre são utilizados como objeto de estudo.  A análise dos dados obtidos através de questionários, entrevistas, observações de comportamento e traços físicos e levantamentos físicos, possibilita a produção da informação necessária.  Os resultados revelam a importância da consideração dos aspectos físico-espaciais para a qualidade e conseqüente sustentabilidade do projeto da habitação de interesse social.  Por exemplo, as relações entre as edificações e os espaços abertos tende a afetar o uso e adequação de tais espaços e, logo, a existência de um ambiente residencial socialmente sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Tarcísio da Luz Reis, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Maria Cristina Dias Lay, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981), Especialização em Housing Studies no Centre for Architectural Development Overseas - University of Newcastle Upon Tyne (1987), doutorado em Arquitetura Post Graduate Research School - Oxford Brookes University (1992) e Pós-doutorado na Faculty of Architecture- University of Sydney. Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, consultor adhoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, - Ambiente Construído (Online) , membro de comitê assessor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul e consultor adhoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Estudos da Habitação, atuando principalmente nos seguintes temas: desenho urbano, habitação social, avaliação de desempenho de espaços abertos, avaliação pós-ocupação. Foi Coordenadora do Programa de Pòs-Graduação em Planejamento Urbano e Regional durante o período de 2003-2007. Exerce atualmente o cargo de Diretora da Faculdade de Arquitetura da UFRGS.

Downloads

Publicado

18.08.2010

Como Citar

REIS, A. T. da L.; LAY, M. C. D. O projeto da habitação de interesse social e a sustentabilidade social. Ambiente Construído, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 99–119, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/12816. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.