Análise quantitativa na área de estudos ambiente-comportamento
Palavras-chave:
Análise quantitativa, Estudos ambiente-comportamento, Análise estatística não-paramétrica, Sistema de informação geográfica, Análise sintáticaResumo
Este artigo introduz procedimentos de pesquisa geralmente aplicados na área de estudos Ambiente-Comportamento, disponíveis e aplicáveis aos diversos tópicos que abordam aspectos do ambiente construído - desde estudos da edificação a estudos urbanos. Para tal, a área de estudos Ambiente-Comportamento é conceituada e situada dentro dos estudos arquitetônicos e urbanos, sendo apresentadas as suas principais características e implicações metodológicas para a pesquisa. Apesar da ênfase na utilização complementar de múltiplos métodos qualitativos e quantitativos, este artigo concentra-se na apresentação de métodos utilizados para descrever e analisar quantitativamente os dados coletados em pesquisas na área de ambiente e comportamento. Além dos testes estatísticos não-paramétricos, utilizados para analisar dados coletados através de questionários, são apresentadas análises quantitativas alternativas e complementares, as quais estão baseadas na informação numérica contida em representações espaciais gráficas, tais como linhas, pontos e polígonos, como os procedimentos de análise envolvendo Sistemas de Informação Geográfica (SIG). É, também, apresentado o procedimento de análise sintática, aplicado em estudos urbanos ou de uma edificação, o qual possibilita, por exemplo, a identificação dos diferentes níveis de acessibilidade e potencial de movimento das vias constituintes, de acordo com a configuração espacial existente.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.