O Guarani
um projeto acusticamente adequado para uma nova casa de ópera
Palabras clave:
Projeto arquitetônico, Acústica de casas de ópera, Parâmetros de qualidade acústica, Aurilização em salasResumen
O artigo apresenta a concepção de um projeto acústico para uma nova casa de ópera, denominada “O Guarani”, a ser implantada na capital federal, Brasília, com cerca de 1000 assentos. O foco principal do artigo é o condicionamento acústico da casa de ópera. São discutidos, inicialmente, os pressupostos básicos do ponto de escuta acústico que uma casa de ópera demanda. Os principais condicionantes, como o tempo de reverberação, devem contemplar tanto a música como a fala, o que é uma característica típica de uma casa do gênero. Definidos os materiais a serem utilizados e a concepção arquitetônica, parte-se, em seguida, para uma simulação computacional acústica, visando a determinação de parâmetros de qualidade acústica, como
T 20,
C 80e
D 50, para receptores distribuídos na plateia e balcões. Esses parâmetros se mostraram satisfatórios para o uso a que se destina o teatro proposto. Na sequência, é elaborada uma aurilização. Esta é preparada para uma ária da ópera “Don Giovanni”, de Mozart, a partir de uma gravação anecoica de uma soprano, interpretando o personagem D. Elvira, e dez instrumentos musicais acompanhantes. O resultado da aurilização – disponível em um
link– parece evidenciar a boa qualidade sonora obtida pelo projeto acústico proposto.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Ambiente Construído

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Aviso de derechos de autor/a
Derechos autorales
Los autores que publican en Ambiente Construído aceptan los términos:
- Los autores otorgan a la Revista el derecho de publicar bajo la Licencia de Atribución Creative Commons (CC BY 4.0), permitiendo el acceso, impresión, lectura, distribución, adaptación y desarrollo de otras investigaciones, si se reconoce la autoría.
- Se autoriza a los autores a distribuir el trabajo publicado en la Revista, como repositorios institucionales, o a incluir su artículo como parte de la tesis y/o disertación, siempre y cuando mencionen la referencia de publicación en Ambiente Construído.
- Cualquier persona puede leer, distribuir, imprimir, descargar e indicar la dirección del artículo completo sin autorización previa de la Revista respetando la licencia CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621