Simulação acústica de uma sala multiúso para a prática musical: possibilidades de adaptação ao uso

Autores

  • Pollyanna Rodrigues Lima
  • Erasmo Felipe Vergara Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Palavras-chave:

Acústica, Prática musical, Sala multiuso, Simulação computacional.

Resumo

Para que o músico desfrute de uma experiência satisfatória no ambiente de sua prática musical, um projeto acústico específico é essencial. Em um contexto em que cada vez mais um mesmo ambiente é utilizado para usos que requerem projetos acústicos distintos, as mesmas salas utilizadas para a palavra falada têm abrigado também a prática musical. O objetivo principal do trabalho foi demonstrar a contribuição da simulação computacional acústica na possibilidade de adaptação de uma sala de aula multiúso existente para o ensino e prática musical. Os principais parâmetros acústicos da sala foram obtidos experimentalmente, e, posteriormente, diferentes alternativas foram testadas fazendo uso da simulação computacional por meio do software Odeon, de forma que se obtivesse um modelo que adequasse a sala à prática musical. Esse modelo passou por diversas adaptações até que resultou em uma sala com valores de parâmetros acústicos dentro dos limites desejáveis, sendo, nas bandas de frequência de oitava de 500 Hz a 1.000 Hz, TR 1,25 s; EDT 1,25 s; C80 1,98 dB; D50 56,1%; e STI 0,56. O modelo computacional resultante permitiu adaptar a sala multiúso, modelada para diferentes realidades, para a prática musical, considerando nesse modelo a inserção ou a remoção de materiais e dispositivos acústicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pollyanna Rodrigues Lima

Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2013). Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC na área de Acústica de Edificações (2017). Integra o curso de Pós-graduação Lato Sensu, em nível de Especialização em Formação Pedagógica para Docência na Educação Profissional e Tecnológica. Atua como Arquiteta em consultorias na área de Acústica Arquitetônica, Eficiência Energética e Sustentabilidade em Edificações e também em projetos de Arquitetura de Interiores e Paisagismo. Possui experiência em docência na área de Desenho Geométrico e Projetos Arquitetônicos.

Erasmo Felipe Vergara, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Engenheiro Acústico pela Universidad Austral de Chile (1995). Mestrado (1999) e Doutorado (2003) em Acústica e Vibrações pela Eng. Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Depto. de Engenharia Mecânica, do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica (PosMEC) e do Programa de Pós-graduação de Arquitetura e Urbanismo (PósARQ) da UFSC. Tem experiência e pesquisa nos seguintes assuntos: qualidade sonora de produtos e ambientes; exposição ao ruído industrial, veicular e ambiental; controle de ruído e vibração em edificações e proteção auditiva. Pesquisador dos grupos de pesquisas G-METTA: Grupo Multidisciplinar de Ergonomia do Trabalho e Tecnologias Aplicadas (UFSC/CNPq) e Grupo de Vibrações e Acústica (CNPq/UFSC).

Downloads

Publicado

11.07.2018

Como Citar

LIMA, P. R.; VERGARA, E. F. Simulação acústica de uma sala multiúso para a prática musical: possibilidades de adaptação ao uso. Ambiente Construído, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 161–173, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/78261. Acesso em: 28 mar. 2024.